Inácio Arruda participa de seminário sobre democracia e anistia

O senador Inácio Arruda é um dos palestrantes do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), que acontecerá de 8 a 10 de agosto, em Fortaleza. Inácio vai falar sobre o tema “Anistia Política e seus Desdobramentos no Campo da Proteção aos Diretos Humanos”, por ocasião da mesa redonda “Direitos Humanos, Defesa e Cidadania”, marcada para as 16 horas, do dia 8 de agosto.

O encontro, que é uma realização da ABED e do Observatório das Nacionalidades, com o apoio da UFC e UECE, reunirá ministros de Estado, políticos e estudiosos da América Latina, Europa, Ásia e África. Entre os convidados estão o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que fará conferência sobre “A Política de Defesa Nacional”, e o Ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco.

O Observatório das Nacionalidades, coordenado pelos professores Manuel Domingos Neto (UFC/Universidade Federal Fluminense) e Mônica Dias Martins (Universidade Estadual do Ceará-Uece), do qual fazem parte pesquisadores acadêmicos da UFC e de outras instituições, além de diplomatas e militares, é responsável pela organização. A UFC será representada pelo Prof. Gustavo Raposo Pereira Feitosa, do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito, e pelo Prof. Jawdat Abu El-Haj, do Departamento de Ciências Sociais.

Simpósios

Além de conferências e debates, o encontro traz em sua programação 15 simpósios, com cerca de 200 apresentações de trabalhos científicos. A conferência de abertura será ministrada por Benedict Anderson, professor da Universidade de Cornell, de Nova Iorque. Anderson, renomado cientista político conhecido pela obra “Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo” (traduzida para 21 idiomas), de 1983, falará sobre “Os Militares e a Nacionalidade”.

Além das autoridades nacionais, estarão presentes o ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce Cevallos; o diretor do Centre for Defence Acquisition, de Londres, David M. Moore; e Yannick Quéau, da Fondation pour la Recherche Stratégique, da França. Entre os acadêmicos, Xiaoqin Ding, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, e Sebastião Velasco e Cruz, cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento, que será realizado no Seara Praia Hotel, conta com o apoio do Banco do Nordeste, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (com informações da UFC)