Jandira pede ao MinC manutenção do acervo de Boal no Brasil

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, enviou ao Ministério de Cultura uma carta destacando a importância da obra de Augusto Boal, que pode ser transferida para o exterior, perguntando sobre o interesse de reverter tal situação.

Recentemente, Cecília Boal – viúva do teatrólogo – informou que o acervo poderia ir para os EUA, já que não poderia manter o acervo dele no Brasil e que nenhuma instituição teve interesse. Depois disso, surgiram notícias de que o Itaú Cultural pode receber o acervo, mas ainda sem confirmações.

Veja abaixo a carta enviada por Jandira ao Ministério da Cultura:

Tomei conhecimento de que a totalidade da obra de Augusto Boal está em processo adiantado de transferência para uma instituição em Nova Iorque. Seu acervo conta com desenhos, pinturas, peças de teatro, cartas históricas que retratam a repressão da ditadura militar, entre outros. Além disso, Boal teve 22 livros publicados e traduzidos em mais de vinte línguas, técnicas teatrais e técnicas do teatro-imagem, que, segundo o autor, podem ser utilizadas não só por atores, mas por todas as pessoas.

O laço que o unia a atual administração do Ministério da Cultura é estreito e, na falta de um contato deste com sua família, estamos na iminência de perder o patrimônio rico que este grande artista nos legou. Diante do exposto, indago se há interesse em reverter tal situação e, em caso afirmativo, se este deveria se dar por parte do IPHAN ou do próprio Ministério da Cultura.

Certa da atenção de V.Sa. e diante da urgência da situação aguardo o pronto retorno por parte do Instituto.

Atenciosamente,

Deputada Jandira Feghali
Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura