PCdoB-BH avança na discussão do projeto eleitoral de 2012

O Comitê Municipal do PCdoB de Belo Horizonte aprovou, na sua última reunião do pleno, diretrizes para construção da sua tática eleitoral para 2012. Em clima de unidade, a nota aprovada é fruto de um amplo processo de discussões com a militância comunista da cidade, através de dois encontros municipais, várias reuniões da sua direção, algumas com a participação da direção estadual e nacional do PCdoB.

DALVA STALIN - Pedro Leão

Segundo a presidente do Comitê Municipal, Dalva Stela, “o Partido passou por um processo de amadurecimento com muito debate acerca do processo político em Belo Horizonte. A Direção Municipal e os quadros partidários estão sendo chamados a ir às bases do Partido e aprofundar o debate na perspectiva apontada, fortalecer a chapa de vereadores e realizar uma grande Conferencia Municipal”.

Veja a íntegra da resolução aprovada pelo Comitê Municipal de Belo Horizonte


Resolução Política sobre a tática eleitoral em BH – 2012

Obtivemos uma grande vitória no último embate eleitoral com a eleição da presidente Dilma, confirmando a opção da maioria da Nação no rumo de construir um novo projeto nacional de desenvolvimento. A despeito da intensa disputa política nos primeiros seis meses do governo das forças democráticas e populares, será em 2012 que novo grande embate acontecerá. A correlação de forças resultante da batalha eleitoral do próximo ano será determinante para a disputa política de 2014. Esse dado passa a ter maior importância aqui em Minas Gerais, de onde poderá sair o candidato de oposição ao nosso projeto.

É nesse ambiente de acirrada disputa nacional e de reposicionamento de forças em todo o país que o PCdoB define sua tática eleitoral procurando ampliar seus espaços. Até ha muito pouco tempo o partido não participava mais amplamente de disputas majoritárias. No sentido de corrigir essa rota a Direção Nacional orienta, para o pleito de 2012, o lançamento de candidaturas a prefeito e chapas para os legislativos municipais nos 300 maiores municípios do Brasil, onde concentra a maioria da população brasileira.

A direção nacional tem dado atenção especial às Capitais, notadamente Porto Alegre, onde a deputada Manuela D’Ávila se apresenta como alternativa viável, além de São Paulo, Fortaleza, Salvador entre outras. Em Minas Gerais, levando em conta as 29 maiores cidades e as possibilidades de disputa real, a Direção estabeleceu prioridade para o lançamento da candidatura na cidade de Contagem, com o Deputado Carlin Moura, sendo o projeto principal do Partido no Estado. O PCdoB apresenta também o Deputado Celinho na importante cidade de Coronel Fabriciano, alternativa política de continuidade das forças da presidente Dilma na direção daquele município.

Em Belo Horizonte o Comitê Municipal constrói seu projeto político e eleitoral tendo como referência a diretriz de buscar unificar a base de apoio do Governo Dilma na sucessão da PBH e a eleição de uma bancada de vereadores. A evolução do quadro político vem demonstrando que essa diretriz tem melhores condições de se materializar em torno da reeleição do prefeito Marcio Lacerda, do PSB, partido aliado do PCdoB no plano nacional.

No sentido de avançar nesse rumo, vários encontros foram realizados entre as direções dos dois partidos. No ultimo desses encontros, que contou com a presença do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, os dois partidos avançaram no entendimento de uma aliança política para 2012. Para tanto, o PCdoB-BH pautou a discussão acerca da aliança com o PSB levando em conta os seguintes aspectos:
1) aliança majoritária em Contagem; 2) contribuição na elaboração e efetivação do programa do futuro governo; 3) fortalecimento da chapa de vereadores do PCdoB.

O Comitê Municipal considera que concluiu uma vitoriosa etapa da construção política rumo às eleições 2012 avançando na construção de uma aliança política com o PSB. O
PCdoB considera que tal aliança tem como base compromissos de natureza política e programática. Com a convicção de que essa foi uma construção realizada com amplo debate interno, a partir dos fóruns legítimos do PCdoB-BH, com a participação da Direção Estadual e Nacional do Partido, o Comitê Municipal compartilha mais essa etapa da construção política na Capital com todos os quadros, militantes, filiados e amigos do PCdoB e indica a realização de plenárias, reuniões de bases e debates para fortalecer esse rumo e potencializar a preparação da 12º Conferência Municipal.

Belo Horizonte, 18 de julho de 2011.

Comitê Municipal do PCdoB em Belo Horizonte