UBM apresenta pauta à secretária de Mulheres da Bahia
A pauta da União Brasileiras de Mulheres (UBM), na Bahia, e o calendário de lutas da entidade foram apresentados a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Vera Lúcia Barbosa, nesta quarta-feira (27/7). Em uma reunião, articulada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), a coordenadora estadual da entidade, Daniele Costa, propôs ampliar o diálogo entre a UBM e a secretaria, na busca de implementação de políticas públicas para as mulheres em todo o território baiano.
Publicado 28/07/2011 13:02 | Editado 04/03/2020 16:19
Entre os pontos da pauta apresentada pela UBM-Bahia estão o fortalecimento estadual das ações de desdobramento do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, promovido pela secretaria nacional; a necessidade de ampliação do número de delegacias especializadas, que hoje somam apenas 14, em todo o estado; o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direito da Mulher;a mobilização em torno da reforma política, que tramita no Congresso e os preparativos das conferências municipais e estadual, que acontecem até outubro deste ano.
Para a coordenadora da UBM, na Bahia, Daniele Costa o momento é de ampliar o diálogo entre Estado e movimento social para a defesa das bandeiras feministas. “Estamos reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de direito da mulher no estado, que entram em debate nas conferências municipais e estadual. Portanto, nossa expectativa é contribuir com esse processo de empoderamento das mulheres baianas em parceria com a SPM estadual”, afirmou Daniele.
Única representante das mulheres baianas na Câmara dos Deputados, Alice Portugal destacou o processo de implantação da secretaria no estado e prometeu apoiar a consolidação do órgão. “Temos um enorme demanda reprimida por conta de todo o contexto político e cultural da Bahia. Portanto, acredito que neste momento de construção da agenda da mulher no estado, garantir esse diálogo entre o poder público e os movimentos sociais é de fundamental importância para efetivação das políticas de gênero na Bahia”, disse a deputada.
A secretária Vera Lúcia agradeceu o apoio e disse que a parceria da UBM é muito bem vinda. Ela informou ainda que o maior desafio da SPM baiana, hoje, é a interiorização das ações da secretária. “Estruturar nossas ações em cada um dos territórios é nossa principal meta. A secretaria possui um orçamento muito reduzido, o que dificulta esse processo”.
Neste sentido, a deputada Alice Portugal solicitou à secretária que busque uma reunião com deputados e senadores baianos, no sentido de conseguir uma emenda da bancada para fortalecimento da pasta. De acordo com Alice “os interesses da mulher baiana devem ser suprapartidários e contar com o apoio de todos os parlamentares”.
Fonte: Ascom do gabinete da deputada federal Alice Portugal