Sem categoria

Macri consegue reeleição como prefeito de Buenos Aires

Com 99,8% dos votos apurados, já está confirmada a reeleição do empresário Mauricio Macri como prefeito de Buenos Aires. Os resultados do segundo turno, realizado neste domingo (31), garantem ao candidato à permanência no posto: ele obteve 64,2% dos votos, contra os 35,7% do candidato kirchnerista Daniel Filmus, do partido Frente para a Vitória (FpV).

Assim como no primeiro turno, realizado no dia 10 de julho, o ex-presidente do Clube Atlético Boca Juniors comemorou o resultado exibindo suas habilidades de bailarino, ao lado de ministros e simpatizantes, na concentração de seu partido, o PRO (Proposta Republicana, de centro-direita). Na ocasião, Macri teve 47,1% dos sufrágios, cerca de 20 pontos percentuais a mais que os de Filmus, segundo colocado.

Antes mesmo antes da divulgação dos primeiros resultados parciais, o candidato designado pela presidente argentina, Cristina Kirchner, reconheceu a derrota para o atual prefeito. “Parabenizamos a todos que participaram das eleições e ao PRO de Mauricio Macri, que foi eleito, porque disso se trata a democracia”, afirmou em discurso na concentração do FpV.

Visualmente abatido e com lágrimas nos olhos, Filmus ressaltou o desempenho de seu partido “uma das forças mais importantes na capital”, que, “apresentou um comportamento tão importante em ambas as instâncias eleitorais”.

Com tristeza, afirmou sentir “dor” pela derrota: “Claro que queríamos ser acompanhados por uma maioria de magnitude que nos permitisse governar a cidade. Mas isso não muda nosso projeto e nossas propostas”, disse, convocando militantes a trabalhar para uma vitória do kirchnerismo nas eleições presidenciais.

O candidato ainda fez uma autocrítica e afirmou ser necessário “aprender com humildade os aspectos que temos que melhorar em nossa comunicação, com pluralismo e discussão para entender porque não pudemos transmitir nossa proposta para os portenhos”. Durante seu discurso, afirmou também que não a derrota não se deveu a uma falta de apoio da presidente Cristina Kirchner. A presidente argentina, no entanto, se distanciou do candidato de sua frente durante a campanha, e não se pronunciou sobre as eleições na capital do país.

O próprio candidato anunciou que Cristina Kirchner se comunicou com o atual prefeito para felicitá-lo por sua reeleição. Em entrevista coletiva à imprensa, Macri afirmou que valorizou a ligação da mandatária, que lhe transmitiu “um cumprimento respeitoso e cordial. Sobre sua gestão, disse que não poderia “prometer milagres”, mas que continuaria trabalhando “com humildade, honestidade e trabalhando juntos com os vizinhos, como fizemos nestes três anos e meio”.

Quanto às eleições presidenciais, o prefeito reeleito garantiu que seu apoio ainda não está definido. “Queremos sentar, com tempo, com todos [os candidatos] que tenham vocação de dialogar, para saber como vão a incluir a cidade [de Buenos Aires] no projeto que tenham para o país”. Retomando uma afirmação feita há alguns dias, insistiu que o projeto do próximo presidente argentino deve ser direcionado a “aprofundar a aliança estratégica com o Brasil, para fomentar a exportação e criar mercado de trabalho para os argentinos”.

Com um discurso conciliador – Macri é, atualmente, o principal opositor da presidente argentina – convocou os demais partidos para “ir além de nossas diferenças e narcisismos, porque a história se constrói com gestos de nobreza”, disse, ao que complementou: “Não acredito nesta visão do mundo que vê inimigos por todos os lados”, argumentou.

Segundo o ministro de Justiça da cidade, Guillermo Montenegro, estima-se que cerca de 70% dos eleitores aptos a votar compareceram às urnas, o que representa cerca de 250 mil comparecimentos a menos que no primeiro turno. Macri e Filmus também disputaram o segundo turno das eleições para prefeito portenho em 2007, quando Macri obteve 60,9% dos votos, contra os 39,0% angariados pelo candidato kirchnerista.

Fonte: Ópera Mundi