Sem categoria

Cristina Kirchner e José Mujica se reúnem hoje em Buenos Aires

A presidente argentina, Cristina Kirchner, receberá nesta terça-feira (2) na sede do governo o presidente uruguaio, José Mujica, e integrantes de seu gabinete, em um encontro voltado para aprofundar os vínculos e a cooperação bilaterais.

Além de solenidades públicas, os dois mandatários manterão uma reunião privada. Em seguida se somarão a uma reunião de trabalho com os ministros de ambos os países.

Ao final das deliberações terá lugar a assinatura de acordos e um almoço em honra ao presidente visitante no Museu do Bicentenário.

Fontes oficiais anteciparam que na agenda de trabalho figuram temas energéticos e de navegabilidade. A dragagem dos rios Uruguai e da Prata e temas do âmbito científico-tecnológico e acadêmico também serão abordados.

Está previsto o lançamento do Conselho Empresarial Uruguaio-Argentino, que terá como principal objetivo fortalecer os vínculos comerciais.

Outro tema que seguramente será abordado são as questões relacionadas com a agenda binacional no seio da Comissão Administradora do Rio Uruguay (Caru).

Na segunda-feira (1), ambos os governos emitiram uma declaração para desmentir, de forma categórica, a difusão de supostos resultados do exame de mostras de efluentes da fábrica de papel UPM (ex-Botnia).

O desmentido foi feito pelos presidentes das delegações de ambos os países na Caru, o embaixador Hernán Orduna e o capitão de navío , Gastón Silberman.

De acordo com o texto, o Comitê Científico Binacional ainda não apresentou à Caru o informe correspondente aos estudos que estão realizando, como consequência das inspeções feitas em junho passado.

Ambos os presidentes -agrega- ratificam que enquanto o informe não for apresentado à Caru e esta não o tornar público segundo os procedimentos acordados bilateralmente, "não têm validade e não correspondem à realidade as versões da imprensa divulgadas nos últimos dias".

Prensa Latina