Jovens são maioria entre empreendedores individuais

Pesquisa nacional divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que os jovens são maioria entre os trabalhadores registrados como empreendedores individuais no Piauí.

Na pesquisa, de abrangência nacional, o Sebrae ouviu 10.585 empreendedores em todo o país. No Piauí, 385 empreendedores responderam ao questionário. Os jovens são maioria entre os trabalhadores registrados, tendo faixa etária abaixo dos 39 anos e representando 63,6% dos formalizados. As pessoas com idades entre 40 e 49 representam 25,1% dos empreendedores. Entre as com mais de 50 anos, o número cai para 10,6%.

O comércio, com 49%, concentra a maior parte dos empreendedores jovens do Estado. No setor de serviço estão 31,5%, no setor de serviços, 16, 4% na indústria e 3,1% na construção civil.

Sobre as ocupações que tinham antes de se formalizar, 78% responderam que já possuíam o seu negócio, mas de maneira informal, 15% estavam empregados com carteira assinada, 4% empregados sem carteira e 3% desempregados.

Quanto à escolaridade dos empreendedores individuais no Piauí, revelou que 48% possuem o ensino médio ou técnico completo. De cada cem trabalhadores, 17% têm ensino fundamental incompleto e 14% ensino fundamental completo. Outros 10% informaram que já ingressaram no ensino superior, mas não concluíram o curso, 9% possuem ensino superior completo e 2 % fizeram pós-graduação.

As estatísticas apresentam semelhanças em relação ao restante do Brasil. De todos os empreendedores individuais do país, 47% têm nível médio ou técnico completo, 17% possuem o nível fundamental completo, 19% o fundamental incompleto, 8% ainda não terminaram o curso de graduação, 8% têm ensino superior completo e 1% possui pós-graduação.

A pesquisa também identificou os motivos para a formalização como empreendedor individual. Os números revelam que 60% dos entrevistados disseram que buscavam as vantagens da formalidade e 38% os benefícios do INSS.
 

Fonte: 180graus