Jovens Empreendedores montam Fórum Internacional no Piauí

FINDINEXA BRASIL 2011 acontece em Luís Correia e respira a competitividade entre os jovens de espírito empreendedor pois uma série de atividades é responsável por estimulá-los durante as 24 hs do dia.

juventude empreendedora - INTERNET
Com o sonho de trocar o emprego pelo comando do seu próprio negócio, muitos jovens aproveitam o tempo na universidade para montar uma empresa e construir uma carreira. A vontade de buscar mudanças, além da ousadia do jovem brasileiro foi registrada em uma pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2010, realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o SEBRAE. Os números indicam que no ano passado, a faixa etária de 18 a 24 anos, deslanchou na hora de empreender. Em Teresina, essa realidade também não é diferente, pois existem exemplos de jovens que uniram dedicação e trabalho em equipe para difundirem conceitos inovadores sobre empreendedorismo, valorização da cultura piauiense e atividades integradoras.

Cerca de oito jovens que fazem parte do Nexa Piauí, núcleo de ex- participantes de programas direcionados ao empreendedorismo, tiveram a oportunidade de participar em 2005 de edições do Fórum Internacional de Empreendedores- FIE, na Argentina. Porém, os piauienses resolveram promover uma mobilização no Estado para criar um evento similar, mas com características peculiares da nossa terra. Letício Dantas é diretor geral do (FNB) FINDINEXA BRASIL 2011 e declara como foi o início do projeto, que antes era apenas algo distante. “Tudo começou com o sonho de criar um Fórum de Empreendedorismo para colocarmos em prática todos os conceitos apreendidos nos programas da ONG Junior Achievement. Sair do Brasil e perceber que o Piauí tem potencial de fazer eventos até maiores, nos impulsionou a criar o projeto”, explica.

O FINDINEXA BRASIL 2011 acontece em Luís Correia e respira a competitividade entre os jovens de espírito empreendedor pois uma série de atividades é responsável por estimulá-los durante as 24 hs do dia. “O aprendizado durante todos os dias de evento são de uma proporção sem igual. As atividades além de despertar nos jovens o espírito competitivo e de liderança, provocam uma intensa mudança no campo pessoal e profissional. Os valores adquiridos, a troca de cultura e a cumplicidade com outros participantes são incríveis”, relata Yuri Ribeiro, da Junior Achievement Piauí e participante de duas edições.

Neste ano, o evento será entre os dias 10 e 15 de outubro, onde reunirá conferências magistrais, palestras com grandes profissionais nacionais e internacionais que transmitirão seus conhecimentos nos diversos ramos do mundo empreendedor. “Acrescentamos mais um dia ao evento e traremos uma estrutura bem maior. Convidaremos um palestrante de renome nacional para realizar uma palestra magna em Teresina”, afirma Bruce Cordão, diretor comercial.
 

Os jovens empresários alcançaram cerca de 17,4% de participação e foram motivados pelas novas oportunidades (10,7%), seguidos pelos que veem no empreendedorismo a única saída para entrar no mercado (6,3%). De acordo com os estudos realizados pela GEM, esse resultado foi o mais representativo já alcançado nos últimos anos. “ A força da juventude para encarar as dificuldades é algo importante no momento de montar uma empresa ou até um evento como o FINDINEXA BRASIL, por exemplo. Atrevimento é essencial, além de ser uma característica forte em um empreendedor. Não devemos ter medo dos desafios”, afirma Cândido Gomes Neto, especialista em marketing.

Um exemplo de ousadia no FNB foi reunir também delegações internacionais para participar do evento. Nesse ano, já foi confirmada a presença de dez mexicanos. Solidariedade é uma marca do piauiense. Por isso, os jovens estão arrecadando brinquedos para entregar no dia 12 de outubro em comunidade nas proximidades de Luís Correia. A iniciativa pretende conectar os empreendedores de vários locais do país e do mundo para constatar que não existem fronteiras para transformar ideias em projetos grandiosos.

Fonte: Ascom