Copa 2014: Estados e capitais apresentam no Ceará ações de saúde

Nove câmaras temáticas criadas pelo Ministério da Saúde cobrem os temas para preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Entre elas a Câmara Temática de Saúde, que reúne pela terceira vez secretários de saúde dos Estados e capitais (a primeira reunião fora de Brasília), nesta quinta (04) e sexta-feira (05), em Fortaleza.

A reunião, coordenada pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, através das secretarias da Saúde e da Secretaria Especial da Copa 2014, terá início pela manhã, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles. Representantes de órgãos do Estado e da Prefeitura de Fortaleza que integram a Câmara Temática de Saúde no âmbito estadual também participarão da reunião. Os secretários farão apresentação das ações preparatórias de saúde, incluindo vigilância em saúde e estrutura de assistência hospitalar.

As apresentações começam com o Estado anfitrião. O secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, mostrará o que está sendo ampliado e deve ser construído na área da saúde em Fortaleza, na Região Metropolitana e ainda nas cidades turísticas mais próximas da capital. Na sequência, Salvador fará apresentação. Recife, Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília também vão revelar na quinta-feira o que estão planejando para reforçar as ações de saúde durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Na sexta-feira será a vez das apresentações de Cuiabá, Manaus, Curitiba e Porto Alegre. A reunião será encerrada às 17 horas com a elaboração de cronograma de trabalho, plano de comunicação e agenda de atividades.

Planejamento

O objetivo da Câmara Temática de Saúde, criada pelo Ministério da Saúde, é a coordenação do planejamento de ações nacionais, estabelecendo diretrizes gerais, metas e estratégias. Os integrantes da Câmara estão discutindo elaboração de planos para contenção de epidemias, preparação de campanhas preventivas sobre possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas e organização de rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento. Debaterá a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e postos terrestres, além de adequar os processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. Também vai mapear hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para o maior evento do esporte no mundo.

Câmara no Estado

Nesta quarta-feira, 3 de agosto, foi instalada a Câmara Temática de Saúde em âmbito estadual, com a posse dos integrantes, no auditório A do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, unidade terciária da rede estadual que fica próximo ao estádio Castelão. Instituída por portaria do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, a Câmara Temática de Saúde é composta por representantes de órgãos do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e ainda por instituições parceiras da área da saúde. Farão reunião uma vez por mês para acompanhar a evolução das ações para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A Câmara Temática de Saúde em âmbito estadual desenvolverá os trabalhos visando o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado do Ceará para a Copa 2014 nas seguintes áreas de atuação, segundo a portaria do secretário Ferruccio Feitosa: adequação da estrutura de saúde do Estado do Ceará, Plano de Operação Médico-Hospitalar, Fluxo Populacional e Demanda em Saúde Prevista Durante o Período do Mundial, Organização da Rede de Atenção à Saúde, Organização das Ações de Vigilância em Saúde, Gestão das Ações de Saúde e Legados na área da saúde.

Programação

Fonte: Sesa