Sem categoria

Deputado acusa: “capitalismo exauriu capacidade de superar crise”

A profunda crise da economia dos Estados Unidos, que após impasse no Congresso norte-americano, aumentou o teto da dívida daquele país em US$ 2,1 trilhões, é, na opinião do deputado João Ananias (PCdoB-CE), sinal claro de exaustão do modelo capitalista. Em discurso no plenário da Câmara, nesta terça-feira (2), o parlamentar anunciou que “o capitalismo exauriu sua capacidade de superar sua histórica crise, que vem se avolumando e se alastrando para nações ‘top de linha’”.

Deputado acusa: “capitalismo exauriu capacidade de superar crise” - Agência Câmara

O parlamentar negou que esteja preocupado com os Estados Unidos, que, segundo ele, “engendraram essa confusão econômica, sem contudo resolver ou sequer atenuar a alarmante desigualdade entre pobres e ricos, matriz de tantas mazelas, como a miséria e violência”.

Para o parlamentar, o momento seria adequado para que o mundo capitalista se perguntasse se a guerra eterna dos Estados Unidos, apoiada pelas demais nações, contra o Afeganistão, Iraque, Líbia, não está contribuindo com essa exacerbação da crise do capital.

“Quanto custa a manutenção de centenas de bases americanas e da OTAN espalhadas pelo mundo por ano?”, indaga o parlamentar, sugerindo que, em vez de demitir trabalhadores, essas nações deveriam fazer voltar para casa os soldados. E manifestou estranheza com o silêncio dessas nações sobre o assunto, instigando a avaliação dos problemas econômicos dos países desenvolvidos com novas perguntas: “Será que os funcionários públicos espanhóis e outros custam mais?”

Ele lembrou que os países europeus também vivem crise econômica disseminada, destacando os casos mais graves na Grécia, Espanha, Irlanda e Portugal, passando também pela Inglaterra, Alemanha, Itália e países nórdicos.

Ananias estendeu as críticas ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que propôs a demissão de funcionários públicos como saída para a crise da Espanha, que já vive hoje o drama de 20% de desemprego. “É muito cinismo, eles se banquetearam, exageraram em tudo, quebraram em 2008, e quem deve pagar a conta mais uma vez são os trabalhadores, segundo o receituário ineficaz do FMI”, acusa o parlamentar.

O deputado comunista estranhou também o fato do Jornal da Câmara, ao divulgar seu discurso, ter destacado como fato importante a suposta preocupação com a situação econômica dos Estados Unidos. Ele reafirmou que a crise econômica mundial foi criada pelos Estados Unidos, prejudicando as demais nações do mundo. E que é resultante da exaustão do modelo capitalista.

De Brasília
Márcia Xavier