MESMO PACOTE

Site de Noticias Século Diário na coluna sócio economica analiza os ultimos movimentos do Governador Renato Casagrande.

Casagrande e Hartung
Os festejos divulgados na imprensa nesta terça-feira (2), mostrando uma Assembleia Legislativa agora de braços abertos para o governador Renato Casagrande (foto à esquerda), com a história das emendas parlamentares aos novatos iguais aos dos antigos – o que sempre acontece, é bom que se registre -, nada mais significam do que uma tentativa de tapar o sol com a peneira. Na verdade, esse novo cenário nada mais é do que reflexo da unidade pregada por Casagrande ao seu antecessor, Paulo Hartung.

À medida que o socialista acertou com Hartung, acertou também com a Assembleia. Isso porque não é novidade que o ex-governador ainda tem a maior bancada da Casa. Como a coluna já mostrou, essas são os eixos que integram o sistema de poder montado por Hartung no Estado, o qual caberia a Casagrande desmontar, para garantir a independência de seu governo. Mas, já que optou por não seguir essa linha, o socialista passará seus quatro anos de mandato seguindo a mesma tônica: tudo passará por Hartung. Inclusive a escolha dos inimigos, como sempre fez o ex-governador. Este também já está definido: senador Magno Malta (PR).

Desmanche

A situação armada em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) para favorecer uma possível candidatura do senador Ricardo Ferraço (PMDB/foto) ao governo do Estado em 2014, o que seria consolidado com a ida do pai dele, deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), para o PMDB, já não é mais necessária, devido ao acordo fechado entre o senador, o ex-governador Paulo Hartung e Casagrande. A intenção era exatamente tomar conta do sul do Estado, para prejudicar o socialista. Agora, perdeu o sentido.