Professores da Ufpi aprovaram hoje indicativo de greve

A data para paralisação da categoria ainda não foi definida, mas os professores estão dispostos a cruzar os braços casos não haja uma proposta satisfatória por parte do governo.

Professor Mário Ângelo - adufpi
                De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, Mário Ângelo, a decisão da categoria foi motivada pelo fato de não ter ocorrido avanço na reunião que aconteceu nessa terça-feira (02), entre representantes do Ministério do Planejamento e o Sindicato Nacional dos docentes. “Aprovamos o indicativo de greve para que possamos construir nacionalmente com as outras instituições de ensino a deflagração da paralisação”, disse.

                Segundo o presidente da Adufpi, está marcada reunião nos dias 06 e 07 desse mês, em Brasília entre os representantes dos docentes, para discutir os rumos da paralisação a nível nacional. “O governo não apresentou nenhuma proposta à categoria, por conta disso está se desenhando uma greve das instituições federais de ensino superior”, afirmou Mário Ângelo.

                  Durante a assembleia realizada ontem, na UFPI, os docentes decidiram ainda cruzar os braços, por um período de 24 horas, no dia 18 desse mês, para cobrar reajuste salarial. “Já não tivemos reajuste esse ano e a Lei de Diretrizes e Bases precisa ser aprovada dia 31. Estamos correndo o risco de não ter reajuste em 2012 e por isso vamos realizar essa paralisação para pressionar o governo pelo nosso reajuste para o ano de 2012”, pontuou.

                  De acordo com o segundo vice-presidente regional Nordeste, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES, Geraldo Carvalho, haverá reunião com representantes do Governo Federal, no dia 09 desse mês, quando o governo deverá apresentar sua proposta. “O governo disse que essa será a última reunião para negociação com a categoria e apresentará uma proposta definitiva”, comentou.

                     Os professores reivindicam que sejam incorporadas as gratificações ao vencimento de forma a garantir remuneração integral e uniforme do trabalho prestado pelo professor de mesmo nível da carreira, mesmo regime e mesma titulação; querem piso remuneratório de R$2.196,74 (valor do salário mínimo calculado pelo DIEESE para 1º de janeiro de 2011) para docente graduado, em regime de trabalho semanal de 20h, na posição inicial na carreira; interstício de 5% entre os níveis da carreira; relação entre os regimes de trabalho que importe em acréscimo de 100% para o regime de trabalho de 40h, e de 210% para o regime de Dedicação Exclusiva, tendo como referência o regime de trabalho de 20h, integrando a remuneração unificada; acréscimos relativos à titulação de 75% para Doutorado/Livre Docente, 37,5% para Mestrado, 18% para especialização, 7,5% para aperfeiçoamento, integrando a remuneração unificada, dentre outros.

Fonte: Meio Norte