Professores da UFPI decidem dia 25 para início da greve

Mas, a data será levada para uma assembleia da Andes em Brasília que irá decidir quando os docentes vão parar no país

Professor Mário Ângelo - adufpi
Os professores da Universidade Federal do Piauí decidiram na manhã de hoje (18) indicar ao setor das Universidades Federais do Sindicato Nacional (ANDES), o dia 25 de agosto como data para o início da greve nacional das Universidades Federais ou outra data que unifique nacionalmente a greve dos docentes. Essa data será levada para uma renunião do Andes que acontece neste sábado (20), em Brasília.

Hoje, os professores federais do Piauí participaram de uma assembléia, realizada no auditório da ADUFPI e fizeram uma paralisação de 24 horas. Os campi de Floriano, Bom Jesus e Parnaíba também pararam.

A pauta de reivindicação dos professores tem como eixo central a equiparação salarial da carreira dos docentes das universidades Federais com outras carreiras mais valorizadas do serviço público Federal; a luta contra a precarização do trabalho docente e uma pauta local que trata dos problemas da UFPI.

Os professores consideraram insuficiente a proposta do Ministério do Planejamento, "que propõe aplicar 4% na tabela da carreira do Magistério Superior, mantendo a incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) e da Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt) e deixando a correção das distorções ocorridas com a criação da classe de professor associado para um momento seguinte. Sendo que o percentual seria aplicado após a incorporação da Gemas, para vigorar a partir de julho de 2012", explica o presidente da Adufpi, Mário Ângelo.

Mário Ângelo lembra que a pauta de reivindicações do Sindicato Nacional para 2011 foi protocolada em março de 2011 e somente em junho os representantes da entidade foram recebidos pelo governo. Aos poucos, as sinalizações de qualquer impacto positivo das negociações para os professores começaram a ser transferidos para o início de 2012 e agora o governo aponta somente para julho do próximo ano.

Segundo o presidente da ADUFPI a greve dos docentes da UFPI só ocorrerá se for em sintonia com o sindicato nacional.Uma nova reunião está agendada para amanhã (19), entre representantes do ANDES e o governo Federal.

Fonte: CidadeVerde