Servidores e técnicos da Ufpi estão em greve há 30 dias

Hoje acontece uma reunião entre o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Governo federal para tratar da campanha salarial e outras reivindicações.

mario - meio norte
Os servidores técnicos administrativos e professores da Universidade Federal do Piauí realizaram ato público na manhã de ontem(05), na Praça da Liberdade, centro de Teresina. A manifestação ocorre em nível nacional e tem como objetivo exigir do Governo federal que atenda as reivindicações das categorias. Hoje acontece uma reunião entre o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Governo federal para tratar da campanha salarial e outras reivindicações.

Os servidores e técnicos da UFPI estão em greve há 30 dias e dentre as principais reivindicações está o reajuste salarial, piso de três salários mínimos, step de 5%, racionalização de cargos, reposicionamento de aposentados, mudança no anexo IV (ampliação da tabela de carreira), devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada e precária em todos os níveis da carreira das áreas administrativas e dos Hospitais Universitários, e extensão das ações jurídicas transitadas e julgadas.

"Até agora, 37 órgãos federais de ensino estão em greve e ainda não houve nenhuma sinalização do governo federal em relação ás nossas reivindicações. Nossa expectativa agora é em relação à entrega de um documento ao governo federal para tentar resolver este impasse”, disse o diretor administrativo da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras), Raimundo Uchoa.

Já os professores querem que o governo federal estabeleça uma política salarial permanente, com reposição inflacionária, definição da data base para o dia 1º de maio, retirada de projetos de lei, Medidas Provisórias, e decretos contrários aos interesses dos servidores.

“O PL 549/09, que congela os salários dos servidores por 10 anos, por exemplo é um desses projetos que queremos que seja barrado”, disse o presidente da Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), Mário Ângelo de Meneses. Segundo o professor, há uma expectativa de que as exigências da categoria sejam aceitas pelo Governo Federal, durante a reunião que acontece hoje. Caso não haja uma sinalização favorável aos docentes, a categoria entrará em greve no mês de agosto, juntando-se aos servidores e técnicos administrativos da UFPI.

Fonte: Meio Norte