Sem categoria

França: Comunistas querem investigação sobre ação na Líbia

O deputado do Partido Comunista Francês (PCF) Jean-Jacques Candelier exigiu nesta sexta-feira (5) em Paris que se inicie uma investigação para avaliar a natureza e objetivos da intervenção militar na Líbia.

Em um comunicado, o secretário da comissão de defesa nacional e das forças armadas do PCF assinalou que a investigação deve responder que atividades petrolíferas e gasíferas estão em jogo.

Graças à Resolução de 1973 do Conselho de Segurança de Nações Unidas, Estados Unidos, Reino Unido e França tomaram o controle das operações na Líbia, afirmou.

Segundo Candelier, a proteção de civis foi o pretexto para intervir nesse território, da mesma maneira como foram as armas de destruição em massa em Iraque, mas esses não eram os objetivos reais.

O deputado indicou que a investigação deve responder quais foram as verdadeiras razões, as que ainda continuam ocultas para os franceses.

"Por que a coalizão tomou como alvo edifícios que não eram de interesse militar ou onde habitavam famílias do líder libio?", questionou no texto.

"Considero que a comédia organizada, o gasto humanos e financeiros desta guerra foram longe demais", acrescentou.

Desde o início da intervenção na Líbia, o PCF questionou as verdadeiras intenções das potências ocidentais e fez advertências sobre os riscos de guerra.

Os comunistas perguntam-se se o que se buscava realmente era a proteção do povo do país norte-africano e se foram avaliadas todas as possibilidades de ajuda.

Fonte: Prensa Latina