Sem categoria

Roniwalter Jatobá: o colecionador de sonhos

Durante muito tempo, guardei as mais estranhas coisas. Aos seis anos de idade, não me apartava de um monte variado de bolinhas de gude. Depois, chegou a época das borboletas. Já um pouco mais crescido, baixou em mim o espírito de um pesquisador científico e passei noturnamente a recolher besouros. Só para se ter uma ideia, reuni, numa cômoda de casa, cerca de 40 espécimes, desde o cascudo, que parecia uma joaninha, até o raro besouro-saltador.

Por Roniwalter Jatobá *

coleções 01

Comento isso ao encontrar um amigo num sábado na feira de antiguidades da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo. O amigo estava ali por um motivo muito pessoal. Morador do interior paulista, lá para as bandas da Alta Sorocabana, ele é colecionador de cartões-postais e possui mais de 80.000 exemplares do mundo inteiro em seu acervo.

Ele me conta que à primeira vista eles são simples retângulos de papel, mas possuem mais de um século de história. A invenção nasceu na Áustria em 1869, idealizada pelo professor Emmanuel Hermann. No Brasil, passou a ser usado pelos Correios a partir de 1880. Os primeiros não continham fotos nem desenhos. Eram simples cartolinas pré-seladas e que não necessitavam de envelopes.

A época de ouro do cartão-postal foi de 1900 a 1930, embora seja ainda muito usado hoje. Antigo ou moderno, sempre constituiu valioso recurso para os pesquisadores de história e de geografia, importantíssimo para saber o modo de vida, usos e costumes de povos e países.

“Uma coleção de postais é uma verdadeira janela para o mundo”, acredita o amigo. – Além disso, é uma excelente terapia para o atribulado ser humano da atualidade, ajudando-o a combater o estresse da vida moderna. Uma espécie de fuga, uma viagem sem passaporte, sem pesadas malas, sem a confusão de rodoviárias e aeroportos.

Há, inclusive, um estudo do escritor pernambucano Gilberto Freyre sobre o cartão-postal no começo do século. Ao visitar a Feira da Ladra, em Lisboa, encontrou vários postais à venda numa barraca de antiguidades, cujo tema era a Amazônia na época áurea da borracha.

A atenção dele foi despertada pelas paisagens do seu país, mas, principalmente, pelo conteúdo. As mensagens escritas no verso pelos emigrantes portugueses que vieram para a região descreviam as aventuras: o novo lar, as árvores gigantescas, os bichos, o movimento dos portos, as belezas dos teatros de Belém e Manaus. Num deles, o remetente exaltava até mesmo a maravilha do banho diário e o uso do chuveiro.

Reafirmo ao amigo interiorano, que, como a maioria das crianças, tive muitas manias. Quando menino, guardei bolinhas de gude, borboletas e besouros. Mas, na verdade, eu era muito mais um colecionador de sonhos.

(*) Roniwalter Jatobá nasceu em Campanário, Minas Gerais, em 1949 e vive em São Paulo desde 1970. Publicou vários livros, entre eles Sabor de química (1976); Crônicas da vida operária (finalista do Prêmio Casa das Américas 1978); O pavão misterioso (2000); Paragens (2005); O jovem Che Guevara (2004), O jovem JK (2005), O jovem Fidel Castro (2008) e Contos Antológicos (2009).