Sem categoria

Resistência afegã derruba helicóptero com soldados dos EUA

As tropas de ocupação do imperialismo estadunidense e da Otan no Afeganistão sofreram um duro golpe neste sábado (6). A resistência derrubou um helicóptero dos Estados Unidos durante uma operação em que os agressores faziam uma caçada aos talibãs. Os EUA têm cada vez mais usado raids noturnos das Operações Especiais para atacar o Taleban, nos quais muitas vezes a população civil é assassinada.

O ataque resultou na morte de 31 soldados dos Estados Unidos e sete oficiais do governo títere do Afeganistão.

Este foi o mais sangrento episódio para as tropas agressoras norte-americanas no Afeganistão desde 2001, quando teve início a ocupação do país. Foi a maior perda de vidas norte-americanas no Afeganistão num único incidente desde que a guerra começou há dez anos.

O país centro-asiático continua ocupado por cerca de 133.000 soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maioria deles membros das Forças Armadas dos EUA.

O presidente Barack Obama emitiu um comunicado em que reconheceu "o sacrifício extraordinário" dos 31 mortos no acidente. "Inspirar-nos-emos em suas vidas para continuar atuando pela segurança de nosso país e lutando pelos valores que encarnaram", afirma, sem explicar à opinião pública norte-americana o que tem a ver a segurança dos Estados Unidos com o país da Ásia Central.

O presidente afegão, Hamid Karzai, enviou suas condolências ao presidente norte-americano, Barack Obama, e também às famílias das vítimas do incidente. "A aeronave [foi abatida] na madrugada de sexta-feira para sábado na província de Maidan Wardak e, como resultado do incidente, morreram 31 militares das forças especiais dos EUA e sete afegãos", anunciou Karzai.

Um porta-voz da resistência talibã, Zabiullah Mujahid, afirmou à agência de notícias afegã AIP que as milícias rebeldes lançaram um projétil contra o helicóptero e que mataram "38 soldados estrangeiros".

Sem informar sobre um balanço detalhado da operação e das perdas sofridas, a Otan limitou-se a dizer que suas informações indicam que havia “atividade do inimigo na região".

O fato é que ao longo do ano de 2011 as forças agressivas dos EUA e da Otan têm sofrido sucessivos reveses. Já foram registrados durante o ano 17 casos de derrubadas, acidentes ou pousos forçados de helicópteros da Otan no Afeganistão, como resultado da ação de resistência dos talibãs.

Neste sábado, segundo a agência afegã AIP, a Aliança Atlântica informou que outro de seus helicópteros se viu obrigado a improvisar uma aterrissagem na província oriental de Khost, sem que houvesse vítimas.

Neste ano, considerando as vítimas do helicóptero abatido no sábado, 380 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão. Os combates continuam, cada vez mais frequentes, indicando que as forças imperialistas vão iniciar a segunda década da ocupação no Afeganistão sem conquistar nenhum dos propalados objetivos de promover a paz (sic!) e a segurança. Muito ao contrário, o país centro-asiático está sendo o cenário de uma vergonhosa derrota dos militaristas e agressores estadunidenses e europeus.

Da Redação, com agências