Rio de Janeiro entrega primeira obra para a Olimpíada de 2016
O Rio inaugurou neste sábado (6) o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste, com a presença de esportistas profissionais e jovens de comunidades que participam de projetos sociais, como o grupo de ginástica rítmica do Complexo do Alemão.
Publicado 06/08/2011 16:00
A obra projetada para a Olimpíada e Paraolimpíada de 2016 é a primeira a ser entregue, cinco anos antes do maior evento esportivo do mundo. Para o prefeito Eduardo Paes (PMDB), "o principal é o que a Olimpíada vai deixar para a cidade". Ele afirma que a infraestrutura mostra a capacidade de organização e planejamento do Brasil para realizar "a melhor Olimpíada da história".
Antes disso, o local deve abrigar shows de três edições do Rock in Rio e outros grandes eventos. O espaço de 123 mil metros quadrados foi aterrado com material reciclado –entulho da implosão do presídio Frei Caneca e material da dragagem da lagoa de Jacarepagua–, segundo a secretaria municipal de Obras. A infraestrutura foi montada em oito meses e custou R$ 44 milhões.
"É um local de convivência, de concentração, de meditação. Tem atletas que gostam de se isolar para estar mais concentrado. Aqui ele vai ter oportunidade. Outros querem praticar uma modalidade diferente de esporte, querem jogar tênis não sendo tenistas, querem caminhar, estar com seus amigos e isto é uma novidade em termos de Jogos Olímpicos", disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
A medalhista olímpica de taekwondo Natália Falavigna aprovou o local. "É um espaço gigante, com uma vista linda. E é muito bacana poder aproveitar esta estrutura antes mesmo dos Jogos".
Fonte: Folha.com