Dissídio dos comerciários de Caxias: mais uma negociação e nada

A segunda reunião de negociações do dissídio 2011 entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigeneros), que ocorreu nesta quinta-feira, dia 09 de agosto, frustrou os representantes dos trabalhadores e não trouxe nenhum avanço. 

campanha comerciarios - Divulgação

O Sindicomerciários acenou com a disposição dos trabalhadores de fechar um acordo já, por isso apresentou contraproposta de 9,5% de aumento (o pedido inicial da categoria era de 14%). Mas nem mesmo isso serviu para sensibilizar a classe patronal, que ofereceu um índice de 7,6%, considerado baixo pelos diretores do Sindicato.

Além de manter o "arrocho" nos salários o Sindigeneros (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul) não aceita negociar cláusulas sociais importantes para os trabalhadores tais como a ampliação do valor do auxílio-creche, o fim do banco de horas e a diminuição de carga horária aos domingos.

Segundo o presidente do Sindicomerciários, Silvio Luiz Frasson, a patronal insiste em ficar distante da expectativa da categoria. Para ele, dado o crescimento do setor, o momento é de valorizar o trabalho dos comerciários. "Infelizmente não tem sido essa a vontade dos comerciantes. A proposta deles não condiz com o crescimento que o comércio teve durante o ano", disse.

Foi marcada mais uma reunião para o dia 15 de agosto ás 16 horas para tentar fechar o dissídio, se não houver a negociação nesse dia já esta protocolado no ministério do trabalho o pedido de uma reunião de mediação das negociações.

Fonte: Sindicomerciários Caxias do Sul