Michael Moore apresenta filme cubano em festival dos EUA

Michael Moore apresentou o filme cubano Habanastationno Festival de Cinema de Traverse City, em Michigan, Estados Unidos, realizado em julho. O filme narra a história de dois meninos nascidos em Havana, mas de meios sociais diferentes, contrastados em uma aventura que os identifica e os une.

"É um luxo para nós que Michael Moore, com o prestígio que tem, tenha nos convidado a exibir o filme ali em seu festival", assinalou Ian Padrón, diretor do longa cubano. Esta é a segunda vez que Padrón participa do evento. Ano passado ele apresentou o documentário "Fuera de liga" no mesmo festival.

Protagonizado por Andy Fornaris e Ernesto Escalona e o elenco da companhia de teatro infantil La Colmenita – Embaixadora da Boa Vontade da Unicef –, o longa é uma coprodução com o Instituto de Cinema da Ilha e o Instituto Cubano de Rádio e Televisão.

Filmado no bairro de Marianao, o filme contou com o apoio de um grupo de habitantes da cidade de Traverse, no estado de Minnesota, que organizou um fundo de ajuda para o cinema cubano.
Padrón disse que sua "maior expectativa" com esta estreia no gênero longa-metragem é "poder ver a família cubana no cinema", porque "é um filme para todas as idades".

Com mais de hora e meia de duração, Habanastation foi assistido por um grande público, ligado desde o princípio à trama. O filme já foi projetado, em uma exibição ao ar livre, na comunidade onde foi rodado, e depois entrou em cartaz em 300 salas de cinema em Cuba.

Fonte: da redação, com agências

Leia mais:
-Habanastation: um filme para se emocionar