Sem categoria

A caminho da marcha, oito Fetag’s do NE fazem ato político

As Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura dos Estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piauí e Sergipe realizam na tarde de segunda-feira, dia 15, na cidade de Barreiras, no interior da Bahia, a 853 km de Salvador, fronteira com o estado de Goiás, ato político com a presença estimada de dez mil mulheres, que se dirigem à Brasília para a Marcha das Margaridas.

Para o presidente da Fetag, Cláudio Bastos, a Bahia recebe com alegria todas as caravanas que se dirigem à Barreiras para este “ato político de estimado valor para os trabalhadores na agricultura da região oeste do estado, conhecida em todo o Brasil pela força do agronegócio, e que se destaca economicamente como uma região das mais promissoras do estado e do país. Para nós que defendemos o fortalecimento da agricultura familiar, que lutamos por reforma agrária e um Brasil sem fome e sem pobreza, a Marcha das Margaridas é uma ação poderosa, uma demonstração de força das mulheres trabalhadoras rurais do campo e das florestas, que buscam, entre outras bandeiras, um país desenvolvido economicamente ruralmente sustentável.”

Infraestrutura garantida

O ato previsto para às 16h, com concentração na Praça Landulfo Alves, as margens do Rio Grande, contou com o apoio e o empenho pessoal da Prefeita Municipal de Barreiras, Jusmari Oliveira, que garantiu a infraestrutura necessária para a recepção das caravanas; e da deputada estadual, Kelly Magalhães, PCdoB, que intermediou diversas negociações para viabilizar o ato, e a ida à Brasília de trabalhadoras à Marcha. Vale ressaltar a atuação política e decisiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barreiras e da Fetag Bahia para receberem no estado as delegações das demais Federações com mulheres trabalhadoras rurais que buscam construir um Brasil de iguais.

Segundo Wellinton Santos, diretor do STR, secretário-geral da Fetag Bahia, e um dos organizadores do evento, Barreiras é uma cidade cortada por 3 rodovias federais, situada na Região Oeste do estado, que tornou-se um grande centro populacional, pólo agropecuário e importante entroncamento comercial dessa região, com destaque para o agronegócio. Para ele “a realização do ato político fortalece a organização do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR, demonstra a importância da eleição e parceria com governos populares sensíveis às lutas dos trabalhadores, e faz o contraponto entre os que produzem para exportar, e os trabalhadores da agricultura familiar, que produzem para por comida na mesa dos brasileiros.”

A concentração das caravanas será no Parque de Exposições, reservado para os estacionamentos dos ônibus e para as instalações sanitárias. Para Cristina Vitória, secretária de Mulheres da Fetag Bahia, “todas as caravanas serão bem recebidas em nosso estado; garantimos água para beber, banheiros – sanitários e banho, carros de som, liberação e apoio no trânsito, além de dois ônibus para o STTR de Barreiras enviar nossas companheiras à Marcha, para combater a pobreza, a violência, todo tipo de discriminação bem como a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das mulheres do campo.”

A Bahia na Marcha

A Secretaria de Mulheres da Fetag Bahia mobilizou para a Marcha das Margaridas, 853 pessoas em todos os territórios do estado, envolvendo a participação de 199 Sindicatos Rurais. A Federação participa com 24 ônibus, oriundos dos Pólos e Delegacias Sindicais da entidade concentrados nas seguintes cidades e regiões: Irecê, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paramirim, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Juazeiro, Riachão de Jacuipe, Sisal, Recôncavo, Ribeira do Pombal, Jacobina, Mairi, Baixo Sul, Correntina, Formosa do Rio Preto, Barreiras.

Desde o lançamento da Marcha na Bahia, no Seminário Estadual, em dezembro de 2010, em Feira de Santana, a Secretaria de Mulheres mobilizou os STTR’s para dar conhecimento da pauta, discutir os temas e fazer novas proposições. O presidente e demais diretores da Fetag participaram das atividades organizadas pelos companheiros e companheiras dos Pólos e Delegacias e diretores dos Sindicatos Rurais visitados.

Foram realizados dezoito Seminários Preparatórios, num período de dois meses, eventos com caráter de formação política das mulheres, além de discutirem sua participação e organização na Marcha. Foram debatidos os sete eixos temáticos da Plataforma política 2011: Biodiversidade e democratização dos recursos naturais – bens comuns, Terra, água e agroecologia, Soberania e segurança alimentar e nutricional, Autonomia econômica, trabalho, emprego e renda, Saúde pública e direitos reprodutivos, Educação não sexista, sexualidade e violência e Democracia, poder e participação política.

“Este ano a Fetag Bahia teve a preocupação de dar publicidade, conscientizar as mulheres e homens do campo, assim como as direções dos Sindicatos Rurais, sobre toda a problemática das mulheres, que envolve saúde, educação e oportunidades iguais, titularização das terras, entre tantos assuntos. Estamos todos de parabéns,” disse Cristina Vitória.

Fonte: Fetag-BA