Daiane representará Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro

Daiane Souza, da Escola Estadual Gilvana Ataíde, militante e membro da direção da UJS em Alagoas, apresentará seu projeto de bolsa de estudos para alunos da rede pública durante o evento que ocorrerá no período de 26 a 30 de setembro, em Brasília.

Alagoas

A jovem Daiane Souza, aluna da Escola Estadual Gilvana Ataíde, no bairro Santa Lúcia, em Maceió, irá representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro. O evento, que ocorre no período de 26 a 30 de setembro, em Brasília, é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e tem como objetivo permitir que alunos do Ensino Médio vivenciem a experiência legislativa e despertem para a consciência e mobilização política.

Aos 18 anos, Daiane demonstra uma consciência social e maturidade política que explicam a sua escolha para a função: vice-presidente do grêmio estudantil de sua escola. Ela participa ativamente de eventos do movimento estudantil em Alagoas e planeja cursar Ciências Econômicas para compreender melhor os mecanismos de distribuição de renda do país.

Quando se inscreveu para o Parlamento Jovem, Daiane apresentou projeto para distribuição de bolsas de estudos para alunos da rede pública. O projeto visa tanto estimular o interesse dos jovens pelo estudo como também evitar o abandono escolar. “Muitos alunos de escola pública trabalham de dia e estudam à noite. Quando chegam na sala de aula, eles estão cansados e não conseguem aprender e, por isso, acabam desistindo. Com essa bolsa, eles não precisariam trabalhar e ainda teriam plano de saúde e ajuda para transporte e alimentação, ou seja, teriam condições de terminar os estudos tranquilamente”, explica Daiane.

Durante sua estadia em Brasília, a jovem vai expor este mesmo projeto em uma sessão especial na Câmara dos Deputados, onde estudantes de vários estados terão a chance de viver um dia de parlamentar e expor suas propostas para a melhoria da Educação Básica no Brasil.

Segundo a coordenação do projeto na Secretaria Estadual de Educação, a proposta de Daiane superou aquelas feitas por estudantes da rede pública federal e de escolas particulares e aponta que Alagoas se encontra em grupo seleto de estados que enviarão representantes ao evento.

Apesar de já ter viajado para outras mobilizações com os colegas do movimento estudantil, Daiane se mostra empolgada com a sua participação no parlamento. “Quase não acreditei quando meu irmão me contou que havia sido escolhida para representar Alagoas”, lembra. A jovem frisa que sua presença no grupo fortalece ainda mais sua convicção sobre a importância da educação pública.

“Para mim, a educação é a base de todo o desenvolvimento e deve ser um investimento prioritário. O aluno precisa ter uma atenção especial, pois quando formado, ele será responsável pelo crescimento do país” declarou Daiane.

De Maceió, Selma Villela. Fonte: matéria publicada na página da Secretaria de Educação de Alagoas.