Cineasta chileno Raúl Ruiz morre aos 70 anos
O cineasta chileno Raúl Ruiz, um dos principais nomes da cinematografia latino-americana, morreu, nesta sexta (19), aos 70 anos de idade por conta de uma infecção pulmonar na cidade de Paris, na França, onde residia desde 1974.
Publicado 19/08/2011 19:19
O ministro de Cultura chileno, Luciano Cruz Coke, confirmou a morte por meio de sua conta no microblog Twitter, e expressou seus pêsames à viúva de Ruiz, a também cineasta, Valeria Sarmiento. O funeral será realizado no Chile.
Ruiz conquistou reconhecimento internacional no início dos anos 1980 com os filmes As Três Coroas do Marinheiro, de 1983, e A Ilha do Tesouro, de 1985. O longa Mistérios de Lisboa lhe rendeu o prêmio Concha de Prata de melhor diretor em 2010 no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha.
Ruiz ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim por sua "extraordinária contribuição artística" ao cinema com o filme "Genealogias de um crime" (1997). Suas produções chegaram também a competir diversas vezes no Festival de Cannes. Seu último trabalho, não acabado, é a montagem do longa-metragem La Noche de Enfrente, rodado no Chile em abril de 2011. O cineasta deixa 150 obras.
Ele foi o único diretor chileno que teve um número especial da reconhecida revista francesa especializada em cinema Cahiers du Cinema dedicado a sua obra, em 1983.
Com agências