Habitação: Famílias do Maria José Gomes receberão papel da casa

Em comemoração ao Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), a Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) preparou uma semana de ações vinculadas à Política Habitacional do município. Na programação, a entrega dos papeis da casa para as famílias do Conjunto Maria José Gomes, que acontece nesta quinta-feira (25/08).

Na tarde da última segunda-feira (22/08), foram entregues 46 cheques do programa de melhorias habitacionais Casa Bela. Desta vez, as entidades beneficiadas foram a Associação dos Moradores do São Roque (13 famílias), Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras (12) e Associação Cultural Santa Terezinha do Menino Jesus (21). De 2005 pra cá, o município já entregou 2.766 cheques do Casa Bela a famílias vinculadas a entidades de bairro de todas as regionais.

Na quinta-feira (25) serão entregues 80 papeis da casa a famílias do açude João Lopes, recentemente beneficiadas com o conjunto Maria José Gomes. A entrega acontecerá no próprio habitacional (rua Dona Mendinha, entre as ruas São Bernardo e Hugo Rocha, s/n, Álvaro Weyne). Pela 1ª vez, uma gestão pública municipal tem a preocupação em garantir o real direito à moradia a famílias com baixa renda. Já são 30 mil ações de Regularização Fundiária desenvolvidas desde 2005.

E na sexta-feira (26), acontecerá o seminário “Habitação de Interesse Social – lutas sociais, políticas públicas e iniciativa privada”, de 13 às 17h, no Meridional Convenções Center (av. Santos Dumont, 779, Aldeota). Em pauta, temas como Urbanização e Assentamentos Precários, Autoprodução de Habitação de Interesse Social e Direito à Arquitetura e Urbanismo, ilustrados por representantes do IAB, UFC e Movimento dos Conselhos Populares e discutidos por universidades, movimentos sociais, sociedade civil e órgãos vinculados às políticas de moradia de interesse social na capital cearense.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza