PCdoB de Maracanaú: Base do Jaçanaú reúne amigos e filiados

Cumprindo a agenda de reuniões de base da 20ª Conferência Estadual do PCdoB em Maracanaú, mais uma vez filiados, militantes e simpatizantes do Partido se reuniram para discutir o projeto partidário. Desta vez o encontro foi no bairro Jaçanaú, onde reuniram-se cerca de 50 pessoas para discutir o programa socialista, o papel do PCdoB frente aos desafios de tornar o Partido mais forte e atuante e deliberar sobre a regularidade do funcionamento desta base.

A reunião foi liderada pela coordenadora da base do Jaçanaú, Graça Loura. Ela fez um depoimento sobre seu novo momento político, agora vivido no PCdoB. Afirmou não conhecer outro Partido que seja tão apaixonante e transparente em suas ações. Disse ainda que a vida de militante comunista tem tudo a ver com seu perfil e, somente este ano ela descobriu um Partido que se reúne fora do período eleitoral e tem diversas frentes de atuação, o que faz do PCdoB um Partido dinâmico e ativo. Graça Loura destacou ainda as duas campanhas eleitorais defendendo o nome de Chico Lopes para o Congresso Nacional, onde o bairro do Jaçanaú conseguiu dar o maior número de votos ao parlamentar nos últimos dois pleitos.

O Secretário de Comunicação do PCdoB de Maracanaú, Andrerson Rafael, lembrou que o Partido viveu três momentos em Maracanaú: o primeiro momento com o camarada Nonato César, Gilmar e outros iniciaram a atuação do PCdoB no município. Um segundo momento que se obteve maior participação e organização constituindo a UJS, a UBM e ampliou a atuação nos movimentos populares e sociais; e o terceiro momento com a chegada de lideranças importantes como a Professora Ieda Castro e da filiação do sindicalista Chico Barbeiro, eleito o vereador mais votado da coligação, atualmente presidente da Câmara Municipal, além de ocupar cargos importantes e estratégicos na gestão municipal como na Secretaria de Assistência Social, na coordenadoria de habitação, dentre outros.

O Secretário de Organização do PCdoB, Nonato César, lembrou dos momentos em que o número total de filiados era inferior a cem e que a Conferência Municipal do PCdoB era do tamanho daquela reunião de base, configurando o crescimento e amadurecimento do Comitê Municipal, dando ao PCdoB de Maracanaú um posto mais alto em relação aos demais Partidos, bem como aos demais Comitês Municipais.

Antes de concluir os trabalhos do dia, cerca de 40 pessoas presentes se filiaram ao PCdoB, tornando-se a reunião com maior número de filiados em um único ato na história do PCdoB de Maracanaú. A meta até o final da Conferência, a ser realizado no dia 4 de setembro na Câmara Municipal, é concluir com a participação de 350 filiados em todas as reuniões de base do Partido, realizando a maior conferência do PCdoB em Maracanaú.

Neste final de semana aconteceram ainda outras duas reuniões de base dos professores e da base do Jari. Durante esta semana outras bases se reunião de acordo com o calendário organizado pelo Comitê Municipal de Maracanaú.

De Maracanaú,
Andrerson Rafael