Cariri: Estudantes de Medicina pedem apoio a João Ananias

Estudantes da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte encaminham manifesto ao Deputado Federal João Ananias (PCdoB) contendo reivindicações para melhoria do curso. Dentre as reivindicações, os alunos pedem melhor infraestrutura da instituição, construção de uma clínica escola com especialidades médicas e contratação de mais professores.

João Ananias declarou sua irrestrita solidariedade ao movimento e enviou ao Ministério da Educação a denúncia feita pelos estudantes, além de pedir apuração e medidas cabíveis para o caso. Leia a seguir a íntegra do discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados

Trago a esta casa uma questão que me foi encaminhada pelos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte no Ceará, a FMJ, do grupo Estácio/RJ.

Há vários anos acumulam-se muitos problemas naquela instituição de ensino. Houve dia 08 de Agosto assembleia geral extraordinária, quando os estudantes elaboraram um manifesto que denuncia graves fatos que comprometem o ensino médico.

Depois de 10 anos de funcionamento, aquilo que no inicio orgulhava os estudantes; as instalações, laboratórios, e o quadro docente, agora é motivo de revolta por conta dos minguados investimentos ao longo desses anos. O número de estudantes por turma aumentou de 50 para 100 sem que houvesse ampliação da estrutura nos laboratórios, nem nos hospitais que servem para estágios e aulas práticas. Esses hospitais estão em precárias condições, como afirmam os signatários deste manifesto que anexo ao meu pronunciamento.

Houve oportunidade de firmar convênio com a SESA (Secretaria de Saúde do Estado), para que os estudantes que desejassem, fizessem o Internato, nos dois últimos anos do curso de medicina, nos sete hospitais da rede do Estado, localizados em Fortaleza, como fizeram outras duas faculdades de medicina também privadas como a FMJ. A época eu era secretário de Saúde do Estado e pessoalmente insisti para que o convênio fosse feito, pois já acompanhava a crise que se instalava naquela entidade de ensino. As propostas apresentadas são:

1. Estabelecimento de convênio com uma instituição de saúde que realmente seja um Hospital Escola e tenha infraestrutura para um ensino de qualidade.

2. Construção de uma Clínica Escola com os ambulatórios das especialidades (como já foi prometido pela Direção da Estácio/FMJ anteriormente em reunião.

3. Fornecer estruturas adequadas à turma de 100 alunos, tanto no que diz respeito às salas de aula, quanto aos laboratórios.

4. Contratação de novos professores e oferecimento de um plano de incentivo mais coerente, justo e digno dos nossos Mestres.

Defendo critérios rigorosos quando se trata de ensino médico, pela natureza especifica e delicada da formação, que tem a ver com o exercício profissional que lida com vidas humanas. É inadmissível qualquer negligência.

Mediante tudo isso citado e detalhado no manifesto dos estudantes, que estiveram inclusive em estado de protesto: EstácioNada, nos dias 16, 17 e 18 de Agosto de 2011, envolvendo todos os acadêmicos daquela faculdade, inclusive com paralisação das aulas nesses três dias, declaro minha irrestrita solidariedade a esse movimento e já encaminhei ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) denúncia nesse sentido, pedindo apuração e medidas cabíveis diante dessa situação.

Também encaminho a denúncia de igual teor ao Ministério Público do meu Estado, de quem espero apuração mediata.

Era só isso Sr. Presidente.

Peço que meu pronunciamento passe a constar nos anais dessa Casa.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias – PCdoB/CE