Sem categoria

Ceará debate implantação do piso salarial dos professores

“A Formação e a Valorização do Professor no Brasil – Os Desafios para a Implementação do Piso Salarial” é o tema do Fórum de Educação do Ceará em 2011. Como nos anos anteriores, o Fórum promoverá debates com professores, gestores, estudantes e pais de alunos, em municípios de diferentes regiões do Ceará. O objetivo é ampliar as discussões para o maior número de protagonistas do setor educacional, buscando informações sobre as realidades locais e sugestões para a luta pelo pagamento do piso.

Este ano o Fórum será realizado em cinco regiões do Estado. O primeiro debate acontece em Icapuí, no Litoral Leste do Estado, no dia 2 de setembro. O Fórum de Educação do Ceará em Icapuí conta com apoio do Sindicato dos Servidores Municiais de Icapuí e da Secretaria de Educação de Icapuí.

Os debates seguintes, ainda com datas a serem confirmadas, acontecerão em Horizonte, Maranguape e Juazeiro do Norte, além de Fortaleza, que em dezembro receberá uma reunião final, para conclusão do Fórum 2011.

"O Fórum valoriza os professores, dando-lhes espaço para falar sobre a realidade da educação nos seus municípios, este ano tendo como tema a luta pela implantação do piso salarial nacional do magistério”, afirma o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que promove o Fórum.

“Conquistamos a lei do piso, mas falta torná-la realidade, na prática, em todos os municípios do Ceará e do Brasil. Para isso, precisamos que governadores e prefeitos respeitem a lei, inclusive o direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala”, acrescenta Chico Lopes, autor da emenda que instituiu esse direito.

Chico Lopes destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou os argumentos de governadores de cinco estados, que questionaram aspectos da lei do piso. “O Tribunal confirmou a validade plena da lei, que precisa ser cumprida. Inclusive quanto ao direito a um terço da carga horária para atividades de planejamento, preparação de aulas, estudo e busca de informações por parte dos professores”, reforça o deputado.

“Os professores precisam fazer sua parte, compreendendo que a aprovação da lei é apenas a primeira parte da luta pelo piso. A luta para garantir o piso salarial é que fará a diferença não apenas para a sua garantia, mas para os reajustes anuais do piso e a busca da verdadeira valorização dos professores”, diz ainda Chico Lopes. “Para isso, estados e municípios podem inclusive contar com recursos da União”.

"O Fórum de Educação é um evento respeitado e consolidado, por sua trajetória de muitos anos em favor dos debates sobre o setor educacional. Esta nova edição ganha mais força neste momento em que se discute o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e em que os professores de todo o País lutam para fazer valer o piso salarial nacional da categoria”, reforça a coordenadora do Fórum e assessora do Mandato Chico Lopes, professora Sâmia Helena de Souza.

"Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado e na busca", afirma a coordenadora.

Serviço:
As reuniões do Fórum de Educação do Ceará são abertas à participação de todos os interessados no tema. Inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações podem ser obtidas no escritório do Mandato Chico Lopes em Fortaleza, pelo telefone (85) 3253.5906.