Câmara Municipal lança Comissão da Memória, Verdade e Justiça

Com o objetivo de resgatar a história do país, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza na manhã desta quinta-feira (25/08), durante o grande expediente, o lançamento da Comissão da Memória,Verdade e Justiça . A iniciativa é do Presidente Acrísio Sena (PT) e da vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

A Comissão da Memória, Verdade e Justiça vai atuar junto com a Comissão de Anistia na busca pela reparação dos direitos humanos e do direito à memória e à verdade. A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou a importância da Comissão para a sociedade: “É uma forma de apurar a verdadeira história do país no período da ditadura e reconhecer as pessoas que foram torturadas e mortas durante o regime”.

O objetivo da Comissão é apurar as violações dos direitos humanos que ocorreram durante a Ditadura Militar no Município. “É uma dívida que nós temos com a sociedade, é uma forma de devolver a voz a todos aqueles que a censura calou”, salientou a vereadora. A Comissão também democratiza o processo de produção de saberes e difunde práticas e experiências democráticas.

O lançamento será conduzido por Mário Albuquerque, Presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou. Desde a sua implantação no País, vários corpos, vítimas do sistema, foram encontrados e, aqueles que sobreviveram, tiveram seus direitos readquiridos e sua dignidade resgatada. E foi com essa preocupação que será criada a Comissão da Memória,Verdade e Justiça para atuar no âmbito municipal.

Fonte: Câmara de Fortaleza