25 de agosto: Dia da mobilização de rádios comunitárias no Brasil

Rádios comunitárias de todo o Brasil realizam, nesta quinta-feira (25/08), seu dia de mobilização nacional. A data marca a fundação, em 1996, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) em Praia Grande, São Paulo. A entidade corporativa luta por conquistas para as emissoras comunitárias como o financiamento público, a alternância de canais e o aumento da potência.

A Abraço notabilizou-se nesses quinze anos pela luta pelo direito de expressão dos movimentos sociais nas ondas radiofônicas, pela legislação do serviço e pela realização da Conferência Nacional da Comunicação. “A lei 9.612 das rádios comunitárias aprovada em 1998, no entanto, devido a lobbies no Congresso Nacional quase inviabilizou totalmente a sustentabilidade das emissoras”.

O coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter, explica que o momento é de aprofundar a qualificação das rádios comunitárias como emissoras de acesso público. “Para isso, criamos o Selo Abraço que será concedido para as rádios referência na promoção da cidadania e democracia”, afirma. Já o coordenador de meio ambiente da executiva nacional e coordenador de organização e mobilização da Abraço Ceará, Sérgio Lira, lembra que a formação dos radialistas comunitários é imprescindível para isso. “Por isso, estamos realizando no Ceará cursos de formação em parceria com faculdades e órgão públicos”, completa.

No Ceará, a Abraço foi criada por plenária das emissoras em 2009. Possui hoje 72 filiadas num universo de 242 rádios autorizadas. A nova diretoria foi eleita no Congresso da Abraço Ceará em novembro de 2010. Além de promover cursos de cinco Radioeducadores Populares e três Oficinas de Rádio Educativo, a Abraço realizou seus Encontros Regionais no Inhamuns (Independência), Zona Metropolitana (Fortaleza), Cariri (Caririaçu), Centro Sul (Quixelô) e Sertão Central (Quixadá).

No dia 17 de setembro, fará na região Norte em Sobral, encerrando assim o processo de eleição de seus coordenadores regionais para a realização de sua Assembleia Geral de Planejamento nos dias 30 de setembro e 1º de agosto. “A partir das demandas e dos representantes eleitos nas regiões, iremos nos planejar para construirmos rádios comunitárias que cumpram seu papel social de promover a educação não formal, a informação plural e a diversidade cultural”, explica Ismar Capistrano.

No Dia Nacional de Mobilização pela Rádiodifusão Comunitária no Ceará, será marcado por mensagens e entrevistas dos diretores da Abraço Ceará às emissoras comunitárias e outros veículo com interesse na temática.

Fonte: Abraço