Estudante morto foi baleado pela polícia, dizem testemunhas
Um jovem de 16 anos baleado durante os protestos que marcaram a paralisação geral realizada no Chile nos últimos dois dias. Manuel Gutiérrez Reinoso se tornou a primeira vítima dos confrontos entre manifestantes e policiais que vêm se enfrentando há três meses no país.
Publicado 26/08/2011 12:44
Segundo testemunhas, o jovem foi atingido por um tiro disparado pela polícia. Uma rádio local noticiou que a polícia disparou três tiros em direção à barricada onde estava o adolescente. Uma das balas teria atingido o tórax de Manuel.
Na quarta-feira (24), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou uma greve geral de dois dias, para apoiar os estudantes e exigir outras reformas sociais. Os trabalhadores querem uma reforma na Constituição, que protege a propriedade privada e relega o papel do governo a um segundo plano; uma maior participação do Estado na educação e saúde dos chilenos; e uma reforma tributária, para distribuir melhor a riqueza, de um país que vem crescendo mais de 6% ao ano.
De acordo com o jornal El Mercúrio, o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, informou que 1.349 pessoas foram detidas durante os últimos dois dias de violência.Ele se negou a comentar se o jovem baleado foi atingido por um policial, mas disse que o caso será investigado.
Informações O Globo