EUA tomarão medidas anti-crise, só não dizem quais
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, declarou nesta sexta-feira (26) que o banco central vai considerar novas medidas para "estimular" a economia norte-americana em sua reunião de setembro. Porém, não anunciou nenhuma medida específica.
Publicado 26/08/2011 17:12
Os mercados do mundo todo aguardaram ansiosos, durante toda a semana, pelo discurso de Bernanke em um evento anual de banqueiros centrais em Jackson Hole, Wyoming, EUA.
Vale lembrar que decisões de política monetária não podiam ser tomadas hoje, pois o encontro não é uma reunião oficial do Fed. O que Bernanke poderia fazer era tecer comentários e dar algum aceno sobre ferramentas que tem disponíveis para tentar estimular a economia norte-americana.
“O Federal Reserve tem uma série de ferramentas que poderiam ser usadas para oferecer estímulo monetário adicional. Nós discutimos os prós e contras de tais ferramentas em nosso encontro de agosto. Vamos continuar a considerar esses e outros assuntos pertinentes, incluindo, é claro, o desenvolvimento econômico e financeiro, em nosso encontro em setembro”, disse Bernanke.
“O Comitê vai continuar a avaliar o cenário econômico à luz das novas informações e está preparado para empregar suas ferramentas de forma apropriada para promover uma recuperação econômica mais forte em um cenário de estabilidade de preços.”
A reunião do Fed está prevista para os dias 20 e 21 de setembro – foram reservados dois dias, em vez de um, para permitir discussões mais aprofundadas.
Com agências