Sem categoria

Liderança do CNT se transfere para Trípoli; combates continuam

O Conselho Nacional de Transição (CNT), que congrega os grupos armados contrários a Muamar Kadafi, decidiu hoje (26) transferir sua liderança de Bengazi para a capital do país, Trípoli, a fim de eventualmente governar a Líbia, em meio a sangrentos combates contra partidários de Muamar Kadafi, que resistem também aos ataques aéreos da Otan, pacto militar agressivo controlado pelo imperialismo norte-americano e potências imperialistas europeias.

Ali Tarhuni, membro do Conselho Nacional de Transição (CNT), assinalou que metade da liderança dos sublevados desde o 15 de fevereiro chegou na quinta-feira (25) a Trípoli para criar condições ao início da chamada transição.

Leia também
Em reunião com latino-americanos, Patriota muda o tom
 

Ele precisou que o chefe do CNT, Mustafá Abdel Jalil, chegará à capital "logo que a situação de segurança permita”, e descreveu essa decisão como "o início e a assunção do comitê executivo de trabalho em Trípoli", do qual é o vice-chefe. Tarhuni reconheceu que os seguidores do líder líbio, Muamar Kadafi, opõem forte resistência aos grupos armados do CNT. Por isso reitera os chamamentos para que "deponham as armas e voltem para casa, não nos vingaremos, entre nós e vocês estará a lei”, arengou.

Meios radiofônicos repetiram fragmentos de uma mensagem dirigida nas últimas horas por Kadafi, na qual alentou seus seguidores a "resistir a esses ratos inimigos, que serão derrotados graças à luta armada. Saiam de suas casas e libertem Trípoli”, disse o líder.

Una zona de intensos enfrentamentos é a de Abu Slim, onde os sublevados creem que poderiam estar refugiados familiares e outras pessoas ligadas a Kadafi e inclusive o próprio mandatário, ao passo que outras fontes especulam que ele se encontre em Sirte, sua cidade natal.

O avance das forças de oposição a Kadafi só foi possível graças aos bombardeios aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra vários edifícios públicos e residenciais, segundo testemunhos. A Otan agiu como organização criminosa e gendarme internacional.

Enquanto em Trípoli jazem nas ruas numerosos cadáveres e ouviam-se tiroteios durante a madrugada, os grupos armados de oposição a Kadafi se preparam para lançar uma ofensiva contra Sirte para tentar desalojar os fieis ao líder líbio e romper o cerco de Zuwarah (oeste).

Segundo o canal de TV Al Arabiya, os sublevados já têm pleno controle do aeroporto da capital e prossguem a busca ao líder líbio, por cuja captura, vivo ou morto, ofereceram na quarta-feira US$ 1,6 milhão de recompensa.

Contudo, a mesma fonte reconheceu que persistem os duros combates entre tropas governamentais e irregulares na estrada que conduz ao terminal aéreo, onde alguns aviões foram danificados por foguetes.

Cerca de mil combatentes dos grupos de oposição a Kadafi cercaram na quinta-feira 10 edifícios da capital cheios de pessoas fieis a Kadafi em um povoado próximo de Bab Al-Aziziyah, o complexo que serviu de residência ao estadista.

O chefe do CNT prometeu favorecer os países que ajudaram nos seis meses de conflito, sobretudo concedendo-lhes facilidades para a reconstrução do país.

Com informações da agência Prensa Latina