PCdoB na luta por um Projeto de Desenvolvimento para Planaltina

Por ocasião do aniversário da cidade, o PCdoB de Planaltina-DF está divulgando um manifesto aos moradores. Leia a íntegra:

Planaltina é a cidade mais antiga do Distrito Federal. Suas origens remontam aos primeiros bandeirantes que desbravaram a região, na busca de ouro e do desenvolvimento da agropecuária. Planaltina possui um belo acervo arquitetônico do Brasil colonial. Com uma forte tradição religiosa, as festa do Divino e a Semana Santa (encenação da Paixão de Cristo) mobilizam milhares de pessoas. Sem falar no Vale do Amanhecer, fundado em 1959, pela médium Tia Neiva. A agricultura possui altos índices de produtividade nas lavouras de milho, algodão, soja e feijão. Líder nacional na produção do pimentão, os núcleos de Taquara e Pipiripau produzem em média, 10 toneladas de pimentão por dia. A estação de Águas Emendadas, com 10,5 mil hectares, alimenta as bacias do Tocantins e do Rio Paraná-Prata. Tem mais de 15 parques ecológicos catalogados.
Conta com uma população de mais de 250 mil de habitantes. E mesmo cheia de possibilidades, a cidade ainda convive com um conjunto de dilemas sociais. Não tem cinema, Casa de Cultura, espaços para festas e grandes eventos (como a Feira Agropecuária) e creches. Carece de políticas públicas para cultura, esporte e lazer e geração de emprego e renda. A população ainda convive diariamente com as péssimas condições de transporte. Vários setores, como Jardim Roriz, Buritis II, III e IV, as Estâncias, o Arapoangas, entre outros, reclamam atenção. Sem falar das drogas e da violência, que a cada dia matam nossas crianças e jovens. Infelizmente essa foi a herança deixada pelos últimos governos. Com a eleição do governo Agnelo e do campo progressista, essa realidade pode ser enfrentada e mudada.
A vocação de Planaltina precisa ser melhor aproveitada. A cultura é fortíssima, vai da Via Sacra, Festa do Divino, catira, teatro, artesanato, até o rock, pagode, HipHop. A produção agrícola carece de investimento e apoio ao pequeno agricultor. Suas belezas naturais precisam ser preservadas e servir como forte atrativo de visitação e estimulo a uma cultura de meio-ambiente. Sua memória material e imaterial deve ser preservada e seu acervo arquitetônico restaurado. O incentivo ao turismo pode gerar empregos e oportunidades aos moradores. E os bairros carecem de mais infraestrutura e condições dignas de moradia.
Ao saudar os moradores de Planaltina pelo aniversário da cidade, o PCdoB conclama à união de forças com todos os que querem uma cidade melhor e elaborar um Planejamento de Desenvolvimento que tenha como principal bandeira a inclusão social com geração de emprego e renda. Vamos construir seu novo tempo!
Viva Planaltina!

PCdoB – Partido Comunista do Brasil de Planaltina/DF