Metade da bancada federal do Ceará sonha com prefeituras em 2012

 Segundo o portal de notícias Ceará Agora, onze deputados federais e dois senadores cearenses constam da lista de prováveis candidatos a prefeito nas eleições do próximo ano. Com isso, boa parte da atuação dos parlamentares está voltada à articulação de suas candidaturas. As cidades que mais atraem interesse são Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

 A sucessão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, movimenta pelo menos quatro partidos que compõem a base partidária da prefeita e do governador do Estado, Cid Gomes. No PT, deputado Artur Bruno e o senador José Pimentel articulam, publicamente e nos bastidores, a viabilização de suas candidaturas. Ambos, porém não contam, pelo menos até o momento, com a unção de Luizianne Lins, cuja preferência maior é por um correligionário oriundo do grupo petista que integra, a Democracia Socialista (DS). No PMDB, o deputado Danilo Forte apresentou-se inicialmente com certa timidez, mas tem tomado gosto e até já espalhou pela capital outdoors saudando a padroeira da cidade. Esta candidatura tanto pode crescer e entrar na disputa, como pode servir como demonstração de força para que os peemedebistas garantam a vice numa chapa aliada. No PDT, o presidente regional André Figueiredo encomendou uma pesquisa eleitoral para averiguar suas chances e a do deputado estadual Heitor Férrer.

Já o PCdoB articula a candidatura do senador Inácio Arruda, que já disputou, sem êxito eleitoral, em outras ocasiões e agora volta fortalecido pela grande projeção que o mandato senatorial lhe possibilitou. Também entre os quadros comunistas projeta-se o nome do deputado federal Chico Lopes, cuja principal base eleitoral é a capital cearense. O PCdoB aposta numa profunda ligação do partido com a cidade, a grande popularidade dos nomes que indica e na construção de uma aliança forte, que apresente um novo projeto para Fortaleza.

Em Maracanaú, cidade industrial da Região Metropolitana de Fortaleza, quatro deputados federais tentando viabilizar seus nomes: Zé Airton Cirilo (PT), Edison Silva (PSB), Gorete Pereira (PR) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Dos quatro, apenas Edison Silva confirma que já transferiu seu título de eleitor para o Município. Gorete, Zé Airton e Raimundo Matos ainda avaliam com correligionários o rumo político que seguirão nas próximas eleições.

Por fim, Juazeiro do Norte atrai a vontade de todos os três deputados federais mais votados na cidade. Raimundo Macedo (PMDB), Manoel Salviano (PSDB) e Arnon Bezerra (PTB) já atuam freneticamente para disputar o cargo hoje ocupado pelo petista Manuel Santana, que não realiza uma boa gestão. Dos três parlamentares, Salviano poderá não ir até a disputa final já que teria firmado o compromisso de só concorrer se Arnon não for candidato.

Há mais de um ano da disputa, as articulações partidárias ainda serão intensas no quadro político cearense. Prováveis candidatos de hoje, poderão ser grandes apoiadores na batalha eleitoral e novas candidaturas poderão surgir. Com uma gestão bem avaliada, o governador Cid Gomes deverá exercer grande influencia na disputa eleitoral. Chama atenção a inexpressiva presença do PSDB nas disputas. Em 2008 o partido elegeu pouco mais de 50 dos 184 prefeitos cearenses e em 2012 o desempenho dos tucanos deverá ser pífio. Por outro lado a base de apoio da Presidenta Dilma Rousseff e de Cid Gomes deverá obter expressiva vitória na disputa municipal no Ceará.

Da redação local, com informações do Portal Ceará Agora