Sem categoria

PIB venezuelano cresceu 3,6% no primeiro semestre de 2011

O Produto Interno Bruto venezuelano (PIB) aumentou 3,6% no primeiro semestre de 2011. É o que indica um relatório preparado pelo Banco Central da Venezuela (BCV). O estudo revela a consolidação do processo de reativação da economia nacional, que cresceu 2,5% no segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2010, quando diminuiu 1,7%.

As atividades petroleiras registraram um desempenho positivo de 0,8%, enquanto as não-petroleiras apresentaram um crescimento de 2,8%.

O relatório destaca entre os fatores associados ao incremento da atividade produtiva uma maior demanda interna, em especial em gastos de consumo tanto no setores público e quanto no privado.

Esse desempenho foi ajudado pelo aumento dos gastos governamentais, induzido em parte pela contribuição fiscal do setor do petróleo, o aumento salarial dado pelo Executivo, os ajustes realizados por contratações coletivos do setor privado e o incremento das importações de matérias-primas e insumos destinados à produção.

O setor público cresceu 3,7% com base na insdústria manufatureira e nos serviços prestados pelo Governo e pelas empresas financeiras e de comunicação, enquanto a variação positiva do setor privado é de 1,9%, com crescimento da maioria das atividades que o compõem.

Quanto ao crescimento das atividades não-petrolíferas, as instituições financeiras cresceram 9%; electricidade e água, 7,3%; o comércio, 6,8%; comunicações, 6,2%; transportes e serviços de armazenamento, 4,8%; serviços produzidos pelo governo central, 3,6% ; ea indústria manufatureira, 1,3%.

Fonte: AVN