Peça de teatro retrata vida na cadeia

Diante de um público superior a 600 pessoas, presidiários do regime semiaberto e fechado da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, encenaram a peça “O Dia em que a Casa Caiu”. O evento aconteceu na quarta-feira, 24, na Universidade de Guarulhos (UNG).

peça teatro guarulhso - Gutemberg
No enredo, os atores interpretam cenas reais do cotidiano enfrentado dentro dos presídios ou quando cumprem sua pena, e tentam encontrar emprego. As histórias foram vivenciadas pelos atores.

“Impressiona a capacidade de imersão, a maneira como eles incorporam o espírito da sociedade, que muitas vezes tem um olhar preconceituoso”, comentou a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), após acompanhar o espetáculo.

Durante a peça, pessoas do público são convidadas a participar e atuar no papel de um detento, ou de um ex-detento em busca de trabalho. “Isso faz com que os espectadores se coloquem no lugar dos presos. Contribui para que a sociedade lance um olhar mais humano, julgue menos esses que já foram julgados pela justiça”, argumenta a parlamentar comunista.

A iniciativa envolvendo presidiários é da secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em parceria com a Vara de Execuções Criminais de Guarulhos. Na opinião de Luiza, “contribui para a ressocialização dos detentos que cumpriram suas penas”.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares