RN: Comitê estadual faz balanço e discute projeto para 2012

 Apresentar o balanço da gestão do Comitê Estadual do PCdoB (2009-2011), discutir proposta de nomes para composição da nova direção e debater os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, a preparação partidária para o embate eleitoral no Rio Grande do Norte em 2012 e sua estruturação durante o processo de conferências neste ano.

São com estes objetivos que o PCdoB/RN realiza sua 9ª reunião ordinária neste sábado, 03 de setembro, a partir das 9h, na sede do Partido (Rua Alberto Silva, 1311, sala 06, Lagoa Seca (por trás do shopping midway).

Além dos membros da direção estadual, foram convocados os dirigentes municipais, parlamentares e militantes na perspectiva de preparar o partido para a realização das Conferências Municipais e Estadual, e discutir a estruturação partidária e o projeto político de 2012.

No processo de mobilização das Conferências Municipais, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.“Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor Roberto.

O Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, buscará, neste período conferencista, a construção de um Projeto Político mais ousado e de maior afirmação partidária, mas com uma agenda de estruturação.

Crescimento do Partido no RN

Segundo o secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico, a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2012 deve ter como objetivo aumentar significativamente a representação de vereadores no estado e a eleição de prefeitos e vice-prefeitos. Para tanto, Albérico defende a “realização de uma ampla e ousada campanha de filiação de novas lideranças representativas da sociedade, bem como o crescimento da presença organizada do partido em novos municípios”.

“Dentro do processo conferencista pretendemos reforçar nosso projeto eleitoral para 2012, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. A meta é filiar mais 3.000 lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelectuais e lideranças dos movimentos sociais”, acrescenta o dirigente.

Fortalecimento nos movimentos sociais

Além disso, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, ressalta a importância de seguir empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário.

“O PCdoB pretende centralizar a ação partidária em bases democráticas, comprometendo toda sua energia e personalidade para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2012”, destaca o vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.

Conferências Municipais

Durante o encontro também será discutido o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido este ano, contemplando a realização de reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido para o aperfeiçoamento da estruturação partidária e sua interiorização.

A expectativa é de que as Conferências constituam-se em espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo as teses partidárias e promovendo novas filiações. “Queremos assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo conferencista no Rio Grande do Norte, mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, afirma Canindé de França.

De Natal, Jana Sá