Câmara Municipal debate problemas do Rio Vermelho em Salvador
Preocupados com os problemas do Rio Vermelho, um dos bairros com maior tradição cultural de Salvador, moradores participaram de uma audiência pública na ultima quinta-feira (01/09), na Igreja de Santana, para deflagrar um movimento mais amplo de ações que amplie as discussões entre comunidade e autoridades e assegurem as melhorias que o bairro precisa. O encontro foi promovido pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão de Direito do Cidadão, da Câmara Municipal.
Publicado 06/09/2011 00:35 | Editado 04/03/2020 16:19
O estudo “O Rio Vermelho que queremos” apresentado ao prefeito João Henrique Carneiro (PP), em 2007, nunca colocado em prática, reforça o trabalho. Uma nova audiência em novembro e uma série de encontros para discutir temas específicos como segurança, limpeza, transporte, ordenamento do espaço urbano e infraestrutura, completam esse trabalho.
Mesmo sendo um dos mais bonitos e tradicionais de Salvador, onde se realiza a festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro, o Rio Vermelho enfrenta graves problemas como a poluição de suas praias, por esgotos e o barulho provocado pelas atividades comerciais que não obedecem as normas municipais. A falta de manutenção de equipamentos como praças e passeios também atinge o bairro conhecido pela frequência de artistas e intelectuais.
Apesar de convidadas, as secretarias de Segurança Pública do Estado (SSP), municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP) e a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM), sequer mandaram representantes. “Quem deveria estar neste momento para discutir os problemas e dar uma resposta concreta a comunidade não está presente. Isso dá uma ideia da fragilidade da gestão atual da prefeitura”, lamentou a Aladilce Souza, que se comprometeu a cobrar ações emergenciais através de requerimentos.
O desabafo teve o apoio da comunidade que se sentiu desprestigiada. “É uma total desconsideração”. Assim resumiu o presidente da Colônia de Pescadores Z-1 e representante da Amarv (Associação de Moradores do Rio Vermelho) e Conselho Social de Segurança do bairro, Marcos Souza, conhecido como ‘Branco’.
Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Aladilce Souza.