Osmar pede ao ministro do Trabalho apoio para produção de caju

O deputado federal Osmar Júnior manteve, semana passada, uma audiência com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para pedir mais investimentos para o setor de produção de cajuína no Nordeste, sobretudo no Piauí, conhecido há muito pela qualidade do produto que fabrica e exporta.A bebida faz parte do patrimônio cultural do Estado.


Durante o encontro o deputado explicou que o produto tem uma importância econômica muito grande para o Piauí, mas mesmo assim, ainda é fabricada, na maioria dos casos, de forma artesanal, evidenciando a falta de investimento e a necessidade de qualificação profissional."O Estado dispõe de cerca de 200 mil hectares de cajueiros e produz aproximadamente quatro milhões de garrafas de cajuína por ano”, diz Osmar.

De acordo com dados da Embrapa o Piauí não aproveita nem 10% do caju que é produzido no Estado e a demanda atual por cajuína é maior do que a capacidade de produção das empresas locais. “ Com investimentos na área nós podemos aumentar a produção e incrementar a geração de emprego e renda”, garante o deputado.

Osmar Júnior diz que ficou muito satisfeito com a receptividade do ministro Lupi à idéia. “Ele recebeu com atenção a solicitação e já enviou à assessoria técnica para as devidas providências”, afirmou. O parlamentar garante que vai acompanhar de perto o encaminhamento para que até o final do ano o Piauí possa verificar as primeiras ações.

www.osmarjunior.org.br