Protesto de professores marca desfile de 7 de setembro

Mesmo depois da ordem judicial de suspensão greve, os professores da rede estadual de ensino decidiram continuar o movimento em defesa da educação, da valorização do Magistério e do cumprimento da Lei do Piso. A categoria está em greve há mais de um mês, desde o dia 05 de agosto.

Os professores em greve aproveitaram a marcha cívica de 7 de setembro, realizada na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, para protestar pela valorização da categoria. Eles realizam a "Marcha da Educação e pela Paz". A ação, que contou com a participação também de alunos, teve o objetivo de pressionar pela continuidade das discussões em torno das reivindicações da categoria. O governador Cid Gomes, principal alvo do protesto, não participou do evento por estar em viagem oficial à Europa.

De acordo com o Sindicato Apeoc, cerca de dois mil professores, alunos e pais vestidos com camisas pretas participaram da manifestação. “A Marcha é para pedir que o Governo do Estado assine o Termo de Ajuste de Conduta com as garantias acertadas em reunião com o governador Cid Gomes e o chefe de gabinete, Ivo Gomes”, destaca o presidente Anízio Melo.

Reivindicações

Em greve desde 5 de agosto, os professores pedem um plano de cargos e carreiras e reivindicam que a Lei Nacional do Piso Salarial seja implantada para toda a carreira do Magistério, em todos os níveis salariais.

Novas ações

Nesta quinta-feira (08/09), às 14 horas, uma comissão dos professores irá ao Tribunal de Justiça para conferir a tramitação do recurso contra a decretação da ilegalidade da greve. Na sexta-feira (09), está programada uma nova assembleia geral, às 15h, no Ginásio Aécio de Borba.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de sites e blogs locais)