Sem categoria

Bernanke: Recessão é ainda mais profunda do que se esperava

O presidente do Federal Reserve (FED) ou Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke,disse nesta quinta-feira (8) que a recessão no país é muito mais robusta do que se esperava.

“Por meio de revisões recentes dos dados econômicos do governo, descobrimos que a recessão foi ainda mais profunda e a recuperação mais fraca do que pensávamos. De fato, a produção agregada nos Estados Unidos ainda não retornou ao nível registrado antes da crise.”

Em sua conclusão, Bernanke ressaltou, entretanto, que os Estados Unidos permanecem como a maior economia do mundo, com um polo diversificado de indústrias e um nível de competitividade internacional que tem melhorado ao longo dos anos.

“Não tenho dúvidas de que os desafios poderão ser alcançados e de que as forças fundamentais de nossa economia acabarão por se reafirmar. O Federal Reserve certamente fará tudo o que pode para ajudar a restaurar as altas taxas de crescimento e de emprego em um contexto de estabilidade de preços.”

Empregos

Ao mesmo tempo, o presidente do país, Barack Obama, abalado pela queda na popularidade devido à má condução da economia sob sua administração, deve divulgar em breve um novo pacote para a criação de empregos.

O pacote inclui cortes nos impostos e investimentos do governo, e deve ser anunciado ainda esta noite, às 20h, em um discurso ao Congresso transmitido pela TV para todo o país.

De acordo com a mídia local, o pacote está estimado em cerca de US$ 300 bilhões. O valor do pacote proposto será contrabalançado por outros cortes que o presidente anunciará, informou a CNN, citando fontes do Partido Democrata.

Com agências