Sem categoria

Aberta inscrições para o 4º Prêmio Objetivos do Milênio Brasil

Estão abertas as inscrições – até dia 31 de outubro – para o 4º Prêmio Objetivos do Milênio Brasil (ODM). O objetivo é reconhecer e valorizar as práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para o alcance das metas do milênio. As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

As práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As melhores iniciativas serão reconhecidas desde que atendam a alguns critérios, entre eles contribuição para os ODM; impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal – por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República – pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos).

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site.