Piauiense desbanca FHC e é eleito o homem do ano
Antonio Cardoso do Amaral, professor de matemática do Piauí, venceu a eleição de Homens do Ano ALFA – Escolha do Leitor, realizada no site de ALFA. Filho de analfabetos, Amaral é o responsável pelo treinamento de alunos de escolas públicas de Cocal dos Alves para a Olimpíada Brasileira de Matemática. "Eu ensino a matemática como de fato ela é: uma disciplina cumulativa, cujo avanço é feito aos poucos. Não quero enganar os alunos, jogando uma fórmula ou uma regra".
Publicado 10/09/2011 10:59 | Editado 04/03/2020 17:00

O trabalho de Amaral foi elogiado por Dilma Rousseff, que, em julho, falou do professor no programa Café com a Presidenta. Todos os seus alunos que se candidataram à Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram aprovados.
Os resultados alcançados podem ser considerados verdadeiros milagres. Os recursos das escolas, em suas palavras, "são minímos". O professor ganha cerca de R$ 3 mil reais por mês pelas 60 horas-aula que ministra. "Eu já pensei em sair de Cocal dos Alves, mas foi muito trabalho para chegar até aqui. Eu tenho muitos alunos. Não posso abandoná-los agora."
A votação dos Homens do Ano ALFA – Escolha do Leitor aconteceu entre os dias 27 de julho e 2 de setembro. Depois de Antonio Cardoso do Amaral, completam as cinco primeiras posições: Alexandre Bazzo, fundador da cervejaria Bamberg; Luciano Huck, apresentador de TV; Marco Antonio Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa e Romário, deputado federal e ex-jogador de futebol.
Veja a lista com os 10 primeiros colocados:
1. Antonio Cardoso do Amaral
2. Alexandre Bazzo
3. Luciano Huck
4. Marco Antonio Franzato
5. Romário
6. Anderson Silva
7. Neymar
8. Fernando Henrique Cardoso
9. Fábio Hering
10. Andrés Sanchez
Fonte: Portal O Dia