Sem categoria

Cristina Kirchner se reelegeria com larga vantagem, diz pesquisa

A presidente argentina, Cristina Kirchner, caminha para uma grande vitória nas eleições de outubro. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14). De acordo com a sondagem da consultoria Management & Fit, a governante peronista obteria 51,9% dos votos, superando por mais de 40 pontos percentuais seu rival mais próximo.

A vitória de Cristina é dada como certa depois de ela ter arrasado nas eleições primárias no início de agosto, vistas como um ensaio geral para a disputa presidencial de 24 de outubro. Muito popular pelo robusto crescimento da economia e por um conjunto de planos sociais, Cristina prometeu fortalecer o papel do Estado em seu segundo mandato.

O governador socialista da província de Santa Fé, Hermes Binner, aparece na pesquisa como o outro candidato mais bem posicionado, com 11,6%, pouco mais de um ponto percentual acima do obtido nas primárias.

Binner, que poderia se converter no líder da fragmentada oposição argentina, segundo analistas, colocou em segundo plano o parlamentar Ricardo Alfonsín, com 7,5%, e o ex-presidente Eduardo Duhalde, com 4,5%.

Alfonsín, candidato presidencial pela Unión Cívica Radical, e Duhalde, um líder peronista que se opõe às políticas intervencionistas de Cristina, estavam empatados no segundo lugar nas primárias de agosto, com pouco mais de 12%.

Segundo as regras eleitorais argentinas, para evitar um segundo turno, um candidato precisa obter 45% dos votos válidos, ou pelo menos 40% e uma vantagem de 10 pontos com relação ao seu oponente mais próximo.

A pesquisa, realizada entre 2 e 6 de setembro entre 2.031 pessoas, tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com Reuters