Secretaria da Mulher atende autores de violência doméstica

A promotora de Justiça Dra. Danielle Martins, coordenadora dos Núcleos de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal, apresentará, na III Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos, dias 15 e 16 de setembro, em Gramado/RS, o programa para a educação e responsabilização de autores de violência doméstica.

O programa é promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, através do Núcleo de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica – NAFAVD. O Coordenador dos NAFAVDs, Luiz Henrique Aguiar, diz que aComissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID) deliberou, em junho, que que cada Promotor/a de Justiça membro da Comissão atuaria no sentido de empenhar os órgãos competentes à criação dos centros e educação e reabilitação de agressores, nos termos preconizados pelo artigo 35, inciso V da LMP. Por ser uma iniciativa pioneira, justifica o interesse em levar a proposta do DF para que outros Ministérios Públicos conheçam o modelo que está sendo implementado aqui.

O NAFAVD foi criado em outubro de 2003 e desde então já realizou mais de 30.000 atendimentos a famílias encaminhadas pela Casa Abrigo e pelos Tribunais de Justiça e Ministério Público do Distrito Federal a partir de processos relacionados à violência contra as mulheres.

A Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia informa que o acompanhamento psicossocial é direcionado à família e visa a interrupção do ciclo relacional da violência pelo empoderamento da mulher e responsabilização e reeducação dos homens em um contexto reflexivo que favorece a construção de alternativas às violências para a resolução dos conflitos domésticos. Atualmente existem nove NAFAVDs nos Fóruns de Justiça e Promotorias do Distrito Federal.

A Promotora Dra. Danielle Martins faz parte da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID, composta por Promotores e Promotoras de Justiça dos Ministérios Públicos de todo o país.

Sônia Corrêa
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher