Sem categoria

Semana Nacional de Mobilidade começa amanhã

Começa amanhã a Semana da Mobilidade Nacional que vai até o dia 22, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Organizado pela Rede Nossa São Paulo, o evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o debate em torno da mobilidade urbana para buscar soluções na busca por mais qualidade de vida.

Slogan da Semana Nacional de Mobilidade 2011

E não é somente os congestionamentos das grandes cidades, como a capital paulistana, que estará em discussão. Também a adequação de calçadas e os danos causados à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas. É o quinto ano consecutivo da mobilização que procura reunir forças para a construção de uma agenda única, com poder de interferir em políticas públicas.

A primeira atividade será, na sexta-feira (16), com o seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, que dá sequência à série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade”. O seminário ocorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo e a iniciativa é do Grupo de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e o coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro/ Semana da Mobilidade.

Entre os debatedores estarão Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade, entre outros. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Entre os assuntos discutidos está a situação das calçadas. Em entrevista na manhã de hoje, para a Rádio CBN, a ativista Asuncion Blanco destacou a situação das calçadas atualmente, que deveria ser uma área de proteção e segurança para os pedestres, historicamente. “Esse valor foi desfigurado na cidade, invertido e passou a ser um lugar que se permite absolutamente tudo. A maioria delas estão inclinadas para facilitar a entrada dos carros nas garagens. Ou seja as pessoas têm que andar tortas, passar obstáculos, mas o carro não pode ter absolutamente problema nenhum. Então, o pedestre deixa te der qualquer espaço reservado para ele na cidade”, observou Blanco

Na quarta-feira (21), será lançada a pesquisa Nossa São Paulo/Ibope sobre o tema, também no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Esta é a quinta edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.

No Dia Mundial Sem Carro (22), acontece a atividade Vaga Viva, entre 7h e 19h. O encerramento da semana, será no dia 24, às 15h, com a manifestação "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo", apoiada por diversas organizações, pretende reunir centenas de cidadãos.

Adesão

Uma carta assinada pela 350.org, secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e GT Mobilidade Urbana da RNSP está circulando para que outras organizações se engajem nessa iniciativa. Os interessados em se tornar parceiros podem enviar e-mail para [email protected] confirmando a adesão. As logomarcas das organizações também serão divulgadas. Acesse aqui a íntegra da carta.

Confira a programação:

16/9, das 9h30 às 12h30 – Seminário A mobilidade urbana e os modais não motorizados – pedestres/ciclistas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
Inscrições pelo e-mail [email protected].

21/9, das 10h às 12h30, Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail [email protected].

22/9, das 7h às 19h, Vaga Viva
Local: Rua Padre João Manoel, esquina com a Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional. A “Vaga Viva” é uma intervenção feita em uma vaga de estacionamento de rua para transformá-la temporariamente em um espaço de convivência e de atividades lúdicas.

24/9, às 15h, manifestação "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo".
Local: concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h. Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) – Praça do Ciclista – Rua da Consolação – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542).

da Redação, com Rede Nossa São Paulo