Sem categoria

SP: Novas estações de metrô podem diminuir fluxo na Sé

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou na manhã desta quinta (15) as estações Luz e República da Linha 4 – Amarela do Metrô da capital paulista. Presente ao evento, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, projetou que o novo trecho reduzirá em até 20% a procura de passageiros por transferência na Estação da Sé. "Quem vem da zona leste não precisa mais descer na Sé. Pode vir até a Luz", disse o secretário.

O secretário afirmou ainda que o governo não pode aumentar a tarifa de Metrô antes de fevereiro de 2012, quando a maioria das tarifas é reajustada. De acordo com Fernandes, o corredor da avenida Rebouças também deve apresentar melhora, pela migração de passageiros dos ônibus para o Metrô. A estimativa é de que 25 mil passageiros que usavam ônibus nesse trajeto comecem a usar a Linha 4. "Obviamente, eu preferia que mais gente deixasse o carro para usar o Metrô", disse Fernandes.

Acompanhado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Alckmin disse que o transporte sobre trilhos é "prioridade da gestão" e elogiou o modelo de parceria público-privada (PPP) usado nas obras da Linha 4. "É um bom caminho. Temos R$ 25 bilhões para novas parcerias", afirmou.

Novas estações ampliam integração de linhas
Com a inauguração das estações Luz e República, o trem metropolitano de São Paulo ganha, mais que duas novas paradas, a integração entre suas principais linhas com a CPTM. Agora, a viagem da Luz ao Butantã poderá ser feita em 12 minutos. Inicialmente operando no horário de 10h às 15h, a meta da Via 4 é instituir horário integral até o fim do mês.

Com a inauguração das estações, o passageiro tem a possibilidade de fazer uma baldeação para a Linha Azul (Tucuruvi/Jabaquara) através da estação República, o que já era possível na estação Paulista, mas ganhou também uma integração nova com a Linha Vermelha (Barra Funda/Itaquera) na parada da Luz. A integração com a Linha Verde ocorre desde 2010 via Consolação, integrada à estação Paulista. Três linhas da CPTM conectam com a Linha 4 na Luz.

A inauguração das estações soma 9 km de extensão ao sistema. Somados aos 65,3 km da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 km de rede metroviária na capital paulista. O total de estações agora é de 64: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.

Entre as novidades das novas estações, iluminação por luz solar através de uma claraboia construída na superfície, que alcança quatro níveis e chega até a plataforma. Além disso, contadores com um sensor de presença para contabilizar usuários que fazem a passagem das linhas operadas pelo Metrô e a CPTM para a do consórcio Via 4, responsável pela linha. A previsão é de que mais de 200 mil pessoas façam isso diariamente na estação Luz. As lixeiras presentes no local são transparentes para evitar que artefatos explosivos sejam colocados, em especial por torcedores de equipes de futebol em dias de jogos.

Além das duas novas, na Linha 4 foram inauguradas as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. Para completar o trajeto, restam as estações Vila Sônia, no outro extremo, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis – as três últimas no trajeto entre o centro e a zona oeste. Existem estudos que preveem o prolongamento da Linha 4 até Pari, em uma ponta, e até a cidade de Taboão da Serra no extremo oeste, esta via transporte motorizado.

A linha 4-Amarela opera em período integral (das 4h40 à 0h) desde a segunda-feira em dias úteis e, aos sábados, até a 1h entre as estações Butantã e Paulista. Nas novas estações, Luz e República, a operação será das 10h às 15h. Não é divulgada oficialmente uma previsão, mas a meta é que o horário seja ampliado até o dia 30, de acordo com a ViaQuatro.

Com o funcionamento das novas estações República e Luz da Linha 4, o Metrô prevê uma redução de movimento nas estações Paraíso, Sé, Luz (da Linha 1) e no trecho Paraíso-Luz, o mais carregado da Linha 1-Azul. Também há a perspectiva de redução de movimento na estação Brás, em razão da integração com as linhas da CPTM em Luz.

A partir da consolidação da demanda da Linha 4-Amarela, ela deverá transportar cerca de 700 mil pessoas por dia, a partir de 2012. Na sequência, será concluída a 2ª fase de implantação da Linha 4-Amarela. Segundo o Metrô, está prevista a construção de 1 km de túnel até a futura estação Vila Sônia, além de complemento de acessos, acabamento e instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O percurso entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é de entrega das obras em 2014.

Fonte: Terra