Dep. Osmar Junior na lista dos 100 parlamentares mais influentes

O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) e o senador Wellington Dias (PT) aparecem na lista como "articulador e formulador", respectivamente.

Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar.

Nesta nova edição, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.



Articulador

Neste levantamento, os parlamentares são classificados em quatro categorias: articulador, debatedor, formador de opinião e formulador. Wellington Dias foi destacado como “formulador” e Osmar Júnior como “articulador”.

O rótulo ou a imagem de articulador acompanha o deputado comunista desde o período em que foi vice-governador do Piauí. Atualmente ele está como líder da bancada do PCdoB na Câmara.

Participação feminina
A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Fonte: www.diap.org.br
www.osmarjunior.org.br
Portal AZ