Em votação histórica, estudantes elegem novo DCE da Facha

Os estudantes das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) demonstraram que o movimento estudantil na faculdade está mais forte do que nunca. Em um processo eleitoral que entrou para a história do DCE, o estudante do 3º período jornalismo, Bruno Ferrari, da UJS, com 1.119 votos, se transformou no presidente eleito com mais votos desde a fundação do DCE Vladimir Herzog.

Após alguns anos de total inércia na universidade, o DCE-Facha demonstra que é uma das entidades mais atuantes do movimento estudantil, conseguindo mobilizar cerca de 40% dos estudantes da faculdade para participar de um processo eleitoral que contava com uma chapa única.

O tema central nas eleições do DCE Vladimir Herzog foi o debate sobre a democracia na universidade. Com muita ousadia, a chapa Saudações a Quem Tem Coragem conseguiu construir uma unidade com vários segmentos da faculdade entorno da proposta de Eleições pra Coordenador nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, defendendo a concepção de que a educação privada nada mais é do que uma concessão do poder público na tentativa de universalizar um serviço que o Estado não é capaz de universalizar.

O novo presidente do DCE-Facha foi secretário-geral na gestão “Um Novo Enredo” e tem sua cerimônia de posse marcada para o dia 27 de Setembro, às 9 horas, no auditório da Facha, em Botafogo.

O principal desafio da nova gestão será aprovar as eleições pra coordenador na faculdade, de maneira que as eleições sejam verdadeiras democráticas e que o debate sobre o que vai acontecer junto aos cursos oferecidos pela instituição seja feito pelo conjunto da comunidade acadêmica.