Sem categoria

Vanessa Grazziotin apoia transparência contra a corrupção

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em pronunciamento nesta segunda-feira (19), elogiou as medidas do governo federal de combate à corrupção e em estímulo à transparência, destacando a importância da publicidade dos atos públicos para prevenir crimes contra a administração.

Para Vanessa Grazziotin, a luta contra a corrupção deve ser ação permanente dos poderes, sem limitar-se à demissão de ministros e servidores, e não cabe classificar a presidente Dilma Rousseff como "faxineira":

"Uma faxina começa-se muito cedo e logo no final da tarde se encerra. O combate à corrupção vai muito além dessas medidas e dessas ações", afirmou a parlamentar, que acredita que muitos dos que combatem a corrupção buscam uma forma de desgastar o governo impedindo-o de realizar suas ações.

Vanessa Grazziotin registrou a presença de Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas e a formalização nesta terça-feira (20) da Parceria para Governos Abertos, iniciativa voltada a estimular a transparência e a democracia.

A senadora explica que a adesão do governo brasileiro à Parceria prevê a complementação de políticas de incentivo à participação popular, o fortalecimento da democracia e o aumento da transparência pública.

Também foi mencionado por Vanessa o lançamento, em 16 de setembro, do Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, que prevê a aprovação da Lei de Acesso a Informação e o estabelecimento da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, além de aprimorar os mecanismos já existentes de modo a aumentar sua transparência.

Vanessa ressaltou que a transparência facilita o acompanhamento, pela população, de todos os atos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, o que torna mais difícil o desvio dos recursos públicos.

Fonte: Agência Senado